Foto: Getty Images
É cada vez mais comum tentar viajar de avião levando apenas as chamadas malas de mão, bagagens menores que cabem dentro da cabine e viajam “de graça”.
Mas na hora de arrumar a malinha, surgem muitas dúvidas: qual levar? Quais dimensões ela pode ter? Ela vai mesmo ser medida e pesada? A rodinha conta no tamanho? Posso levar maquiagem? E aparelho de barbear
Existem algumas regras que vão te ajudar a viajar com a mala de mão sem problemas, e torná-la sua grande aliada em uma viagem confortável, eficiente e mais barata.
“Faço 95% das minhas viagens só com mala de mão, por muitos motivos: praticidade durante a viagem, facilidade na locomoção, agilidade para entrar e sair dos aeroportos”, diz Zizo Asnis, editor e escritor de diversos livros e guias de viagem, e completa:
Há também a segurança de que a mala não será extraviada e até saber que não será utilizada como mula de mercadorias ilegais, como temos visto recentemente”none
Vale tirar as medidas antes da sua mala para ver se ela não está fora dos padrõesImagem: Getty Images/iStockphoto
Para ajudá-lo na tarefa de escolher e organizar sua mala de mão e não ter mais dúvidas a respeito, reunimos aqui informações e dicas importantes:
As empresas aéreas se atentam ao tamanho e ao peso das malas de mão, mas não é sempre que elas são conferidas. Voos mais cheios costumam ter processos mais rigorosos, já que existe um limite de peso que o avião pode transportar.
Algumas empresas aéreas, especialmente as low cost, têm gabaritos (aquela “gaiola” metálica na entrada do check-in ou caixas de papelão nas medidas padrão) para você tirar a prova se sua bagagem está nas medidas permitidas. Em alguns casos, a aferição é obrigatória.
“Gosto das com compartimentos que facilitam a organização. O zíper extra, que ‘aumenta’ a mala também é bacana. Alças laterais (para levá-la também na horizontal), e rodinhas 360º também são detalhes facilitadores”
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) estabelece o peso mínimo que as companhias aéreas devem aceitar transportar como bagagem de mão: 10 kg (também o peso limite indicado por muitas delas), mas deixa o limite das dimensões a critério das transportadoras. A maioria adere às dimensões de 35 cm de largura, 55 cm de altura e 25 cm de profundidade.Imagem: UOL
Os padrões costumam ser os mesmos, mas a classe na qual a pessoa está voando (econômica premium, executiva e primeira classe) às vezes possibilita uma bagagem de bordo mais pesada e até maior.
Sim. A mala, incluindo as rodinhas, deve caber no gabarito usado pelas empresas aéreas para medir as malas.
O modelo de mochila simples (não a de carga) pode ser considerada bagagem de mão em substituição a uma mala de bordo. A medição é realizada da mesma forma que um outro volume, considerando o peso de 10 kg. Já uma mochila de dimensões menores pode ser configurada no item pessoal, como descrito abaixo.
“A maioria é de derivados do plástico, como o ABS e o polipropileno, que vem crescendo pois é resistente e maleável (aguenta deformações e depois volta ao normal). As soft são de poliéster e muitas vezes têm bolsos externos”
Além da mala de mão, o viajante pode levar alguns pertences descritos como “itens pessoais”, como uma mochila pequena (as dimensões máximas são 40 x 30 x 15 cm), bolsa ou sacola, desde que completamente acomodadas debaixo do assento à frente do passageiro.
Nos assentos localizados nas saídas de emergência é proibida a acomodação destes itens sob o assento à frente, já que o lugar é rota de evacuação em caso de emergência. Nestes casos, elas devem ser acomodadas no bagageiro superior.
Já no processo de check-in a empresa pode solicitar o despacho de malas de mão que ultrapassem os limites de tamanho ou peso, o que pode incorrer em taxas caso o passageiro já tenha usado a franquia de bagagem relativa à sua passagem.
O despacho também pode ser solicitado no portão de embarque, principalmente em casos de voos lotados, em que o espaço da cabine fica muito disputado. Nestes casos geralmente não são cobradas taxas.
“Viajar leve: escolher roupas que absorvem melhor o suor, fáceis de lavar e de secagem rápida, como as de poliéster e encontradas em lojas de artigos esportivos. Em viagens para locais frios: casacos e blusões vão no corpo”
Por venderem passagens mais econômicas, as empresas com perfil low cost costumam cobrar mais dos passageiros em relação às malas transportadas, incluindo as de mão.
Em determinadas low cost, a mala pequena ou mochila de mão com itens pessoais acomodada debaixo do assento é gratuita. Já a mala de mão maior pode ser levada no bagageiro dentro do avião mediante pagamento ou na compra de um assento mais caro.
Em voos domésticos, o passageiro pode levar até 2 l ou 2 kg (incluindo álcool gel, removedores de esmalte, dentre outros), desde que com no máximo 500 ml ou 500 g em cada artigo. Líquidos tóxicos ou inflamáveis são proibidos.
Em viagens internacionais, todos os líquidos, inclusive em géis, pastas, cremes, aerossóis e similares, podem ser transportados em frascos de até 100 ml, dispostos em embalagem plástica transparente, e a soma de todos os frascos não pode exceder 1 l.
Há exceções para itens adquiridos no freeshop, após a inspeção no raio-X, que podem exceder as quantidades mencionadas, desde que lacrados na sacola da loja.
A Anac indica que desodorante aerossol pode ser levado na bagagem de mão em voo doméstico, desde que não exceda a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo em cada frasco seja inferior a 300 ml ou 300 g.
Barbeadores descartáveis com lâminas acopladas e em cartucho são liberados para levar na bagagem de bordo, porém cargas e os modelos com lâminas removíveis ou navalhas não são permitidos.
Quanto aos barbeadores elétricos, podem ser levados como bagagem de mão, observando as restrições de potência dos modelos equipados com bateria de lítio. Neste caso, o passageiro deve informar à empresa aérea sobre o item para a liberação.
Em caso de dúvidas, o melhor a fazer é entrar em contato com a empresa aérea de sua viagem para maiores informações.
Algumas regras sobre tamanho das malas variam de acordo com a companhia e podem ser checadas nos sites das aéreasImagem: Getty Images/iStockphoto
Maquiagens sólidas e secas podem ser transportadas como mala de mão tanto em voos nacionais quanto internacionais. No caso de líquidos, seguem as mesmas regras apontadas acima.
Por serem considerados líquidos, cremes devem seguir as mesmas determinações mencionadas acima.
De acordo com a Anac, eles são permitidos.
Este tipo de carregador normalmente é permitido como bagagem de mão e proibido como mala despachada.
O site da Anac tem a tabela completa, para voos nacionais e internacionais, incluindo regras de transporte itens específicos, como medicamentos, bombinha de asma, bebidas alcoólicas e mais. Veja o site aqui.
Caso não seja possível alocar a bagagem do passageiro na cabine do avião pelo volume ou peso, o comissário responsável por zelar pela segurança do voo deve solicitar que o volume seja despachado e este seguirá no porão do avião.
A recusa por parte do viajante pode gerar atrasos e colocar a segurança dele e dos demais viajantes em risco (já que todos os volumes precisam ser acomodados) e por isso o passageiro pode ter seu embarque negado — segundo o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil – RBAC Nº 108.
Fontes: Zizo Asnis, editor e escritor de diversos livros e guias de viagem; Eduardo Duarte do Nascimento, docente da área de hotelaria do Senac São Paulo; e Tatiana Mizutani, coordenadora de desenvolvimento de produtos da Sestini.
Informações UOL