O democrata Joe Biden está a 6 votos no Colégio Eleitoral de se tornar o novo presidente dos Estados Unidos, segundo projeções da agência de notícias Associated Press. Mesmo assim, ainda há um caminho para a reeleição do republicano Donald Trump: vencer em todos os estados-chave onde o resultado ainda está em aberto.
Biden lidera a corrida com 264 votos no Colégio Eleitoral — para vencer, é preciso chegar a 270. Trump tem 214 delegados e deve conquistar outros 3 votos considerados certos republicano no Alasca.
Se vencer em Nevada (6 votos), o democrata terá delegados suficientes no Colégio Eleitoral para ser eleito o 46º presidente dos EUA. Trump precisa reverter o resultado no estado e ganhar na Geórgia (16 delegados), na Carolina do Norte (15 votos) e na Pensilvânia (20 votos).
Confira como está a votação nos estados onde projeções ainda não apontam um vencedor. Trump precisa vencer em todos para se reeleger:
Se vencer em Nevada, Geórgia, Carolina do Norte e Pensilvânia, Trump somará mais 57 delegados e chegará a 271 votos (um a mais do que o necessário para vencer a eleição).
Com os votos do Alasca, Trump seria reeleito com 274 votos no Colégio Eleitoral, contra 264 de Biden — a corrida eleitoral mais apertada em 20 anos. Em 2016, o republicano conquistou 306 delegados na vitória contra Hillary Clinton.
Além disso, Trump pediu recontagem de votos no Wisconsin e tenta suspender a apuração na Pensilvânia, na Geórgia e no Michigan. Biden já foi declarado vencedor no Wisconsin e no Michigan, estados onde o republicano venceu em 2016.
Fonte: https://g1.globo.com/mundo/eleicoes-nos-eua/2020/noticia/2020/11/05/