ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Política Internacional

Trump propõe plano para fortalecer liberdade de expressão nos Estados Unidos

Presidente eleito quer demitir estadistas que apoiaram censura em plataformas digitais e interromper o financiamento federal para ONGs que promovem...
Read More
Famosos

10 anos depois de bariátrica, Leandro Hassum volta a engordar

Comediante voltou a pesar mais de 100kg e relatou que a luta contra a obesidade é um processo contínuo Leandro...
Read More
Esportes

Seleção convoca Léo Ortiz e Gabriel Martinelli para as vagas dos lesionados Militão e Rodrygo

Dupla do Real Madrid se machucou durante partida pelo Campeonato Espanhol Foto: Reprodução/X A Seleção Brasileira perdeu dois jogadores convocados...
Read More
Esportes

Vitória sai na frente, mas sofre virada e perde para o Corinthians no Barradão

Leão caiu para o 13º lugar na tabela de classificação Foto: Victor Ferreira/EC Vitória O Vitória teve a invencibilidade de...
Read More
Mundo

Brasil manifesta preocupação com violência após eleições em Moçambique

Opositor contesta que partido do governo tenha vencido pleito Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil O Ministério das Relações Exteriores divulgou...
Read More
Esportes

Juventude x Bahia: veja onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo pelo Brasileirão

Foto: Letícia Martins / EC Bahia Buscando a reabilitação para se manter vivo na briga por vaga na Libertadores, o...
Read More
Polícia

Operação Comércio Mais Seguro deve reforçar policiamento em Feira de Santana no fim de ano

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade Agentes da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar (64ª CIPM) devem realizar a operação “Comércio Mais...
Read More
Polícia

PM apreende arma e drogas no bairro Papagaio

Foto: Polícia Militar Policiais militares apreenderam uma arma de fogo e drogas durante abordagem na última sexta-feira (8), no bairro...
Read More
Economia

Preço das carnes sobe 5,8% e é maior impacto da inflação de alimentos de outubro; veja quanto subiu cada corte

Carne bovina foi o maior impacto da inflação de outubro, no IPCA. — Foto: Tiago Ghizoni/ NSC /Arquivo  O preço...
Read More
Brasil

Putin deve ser único líder do G20 ausente na Cúpula do Rio, dizem diplomatas

Joe Biden virá à Cúpula do G20 no Rio, nos dias 18 e 19  O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Presidente eleito quer demitir estadistas que apoiaram censura em plataformas digitais e interromper o financiamento federal para ONGs que promovem repressão

Donald Trump é o 47º presidente dos Estados Unidos | Foto: Reprodução/Redes sociais
Donald Trump é o 47º presidente dos Estados Unidos | Foto: Reprodução/Redes sociais

Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, divulgou um plano abrangente destinado a fortalecer a liberdade de expressão no país. Em pronunciamento publicado no Twitter/X, Trump classificou a censura nas plataformas digitais como uma ameaça direta à democracia americana.

“Se não temos liberdade de expressão, então simplesmente não temos um país livre”, disse. “É tão simples quanto isso.”

Trump enfatizou que a liberdade de expressão é a base de todas as outras liberdades individuais e alertou que sua erosão pode desencadear um efeito dominó, afetando outros direitos fundamentais.

Durante seu discurso, ele mencionou a existência de um grupo composto por burocratas do Estado, empresas de tecnologia e a mídia, que, segundo ele, estaria suprimindo informações essenciais para o público.

De acordo com Trump, essas informações são especialmente críticas em temas como eleições e saúde pública. Como parte de suas propostas, Trump anunciou que, caso retome a presidência, assinará uma ordem executiva proibindo qualquer colaboração entre agências federais e organizações externas para censurar discursos legais.

Trump também quer demitir estadistas que apoiaram censura

O candidato à Presidência dos Estados Unidos Donald Trump, em comício de campanha
Donald Trump em comício de campanha | Foto: Reprodução/Instagram/@teamtrump

Essa medida visa a assegurar que as opiniões e informações dos cidadãos não sejam suprimidas sob o pretexto de desinformação. Além disso, ele pretende cortar qualquer financiamento federal que esteja sendo utilizado para rotular discursos como desinformação, garantindo que o governo não apoie práticas de censura.

Outra proposta de Trump é identificar e demitir funcionários públicos que tenham participado de censura interna. Ele destacou que essa ação incluiria agentes de órgãos como o Departamento de Justiça, o FBI, a CIA, entre outros.

Trump pretende instruir o Departamento de Justiça a investigar minuciosamente todos os envolvidos no que chamou de “novo regime de censura online”, prometendo processar violações relacionadas a direitos civis, financiamento de campanha, leis antitruste e a Lei Hatch.

Entre suas propostas está a reforma da Seção 230 do Communications Decency Act. Trump argumenta que a imunidade atualmente concedida às plataformas deve ser condicionada ao cumprimento de padrões rígidos de neutralidade, transparência e justiça, evitando discriminação contra os usuários.

Corte de financiamento de ONGs

Ele também propôs cessar o financiamento federal para ONGs e programas acadêmicos que sustentem práticas censórias. O discurso de Trump também abordou as universidades que, ao participarem de censura digital ou interferência eleitoral, perderiam acesso a financiamentos federais para pesquisas e empréstimos estudantis.

O presidente eleito sugeriu implementar um período de quarentena de sete anos antes que ex-funcionários de agências de inteligência possam trabalhar em empresas com grandes volumes de dados de usuários americanos, evitando assim possíveis conflitos de interesse.

Outro ponto central do plano de Trump é a criação de uma “Carta de Direitos Digitais”. Esta carta garantirá o “processo devido digital”, onde funcionários governamentais terão que obter uma ordem judicial antes de remover qualquer conteúdo online.

Além disso, usuários terão o direito de serem notificados sobre a remoção de seus conteúdos, receber uma explicação específica sobre o motivo e ter a oportunidade de apelar de forma tempestiva. Trump concluiu seu discurso afirmando que, sob sua administração, o sistema de censura e controle de informação será eliminado completamente.

Para Trump, a restauração da liberdade de expressão é crucial não apenas para a democracia americana, mas também para a sobrevivência da civilização ocidental. Em sua visão, revalorizar a liberdade de expressão ajudará o país a reconquistar sua democracia e proteger a nação de influências autoritárias.

Informações Revista Oeste

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: