O governador da Bahia, Rui Costa (PT), prorrogou o decreto 19.586, que proíbe a realização de eventos com mais de 200 pessoas em todo o estado. A medida que visa conter o avanço do novo coronavírus, agora tem validade até 17 de dezembro.
A prorrogação do decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado, nesta quarta-feira (2). O petista ainda disse que a medida pode ser novamente prorrogada.
Após também prorrogar até o próximo dia 17 a suspensão das aulas presenciais na rede pública da Bahia, o governador admitiu que são baixas as chances de liberação dessas atividades ainda esse ano. “pouco provável”, disse.
Embora o raciocínio seja lógico, é a primeira vez que ele reconhece essa dificuldade, uma vez que o decreto foi sendo prorrogado continuamente, seguido do discurso de preparação da estrutura pública para garantir segurança à toda a comunidade escolar em meio à pandemia.
De acordo com Rui, o novo aumento do número de casos de coronavírus, impulsionado pelas aglomerações em festas e campanhas políticas, prejudicou os planos de retorno das aulas.