Pela primeira vez na história, uma mulher transexual disputará o cargo mais cobiçado entre elas, o posto de Miss Brasil. Rayka Vieira foi anunciada na última sexta-feira, 25, como representante do Centro Goiano no Miss Brasil Mundo 2020.
“Nunca tinha imagino estar neste lugar até pouco tempo atrás. Era um sonho que parecia tão distante, nunca achei que seria possível realiza-lo. Ainda estou encantada com tudo isso. A ficha que estarei em um dos maiores concursos de miss do país está caindo aos poucos. Hoje sei que isso é totalmente possível e é um marco histórico para nós, mulheres trans. Me orgulho de ser pioneira no Miss Brasil Mundo”, contou ela.
Rayka agora se prepara para a disputa que inicialmente aconteceria no fim de outubro, mas por conta da pandemia, foi adiada para o dia 4 de março de 2021, no Iloa Resort, em Alagoas.
Mesmo com a ansiedade a mil emoções, Rayka não esquece da representatividade que seu título trás.
Muitas meninas trans, assim, como eu, têm medo de se arriscar. É uma oportunidade que eu não tinha noção de que poderia existir. Estou aqui para mostrar que é possível, um sonho que está se realizando. Não quero ser só mais uma miss, e sim mostrar que nós, mulheres em geral, precisamos provar que temos algo mais que beleza. Somos inteligentes, fortes, guerreiras, trabalhadoras, humanas e humanas acima de tudo”, finalizou.
Em mais de 60 anos de concurso, esta é a primeira vez que o evento recebe uma trans, seka na versão Mundo, Universo, Terra ou qualquer outro.