No Texas, Estados Unidos, uma estudante de 14 anos venceu o Desafio Jovem Cientista 3M após descobrir um possível antiviral que pode inviabilizar o vírus da Covid-19. Na última quarta-feira (15), a jovem Anika Chebrolu recebeu 25 mil dólares (cerca de R$ 139 mil) da comissão do prêmio.
A premiação, organizada pela 3M Company em parceria com o Discovery Education, tem o objetivo de motivar jovens a trabalharem com tecnologia. As informações são do portal UOL.
Durante sua pesquisa, a estudante fez uso do método in-silico, de simulações no computador, para tentar rastrear moléculas que conseguiriam se ligar à proteína Spike do vírus e bloqueá-la. Os organizadores do prêmio consideraram que a descoberta de Anika pode ser uma medicação eficaz no tratamento do novo coronavírus.
– Meu esforço para encontrar um composto principal para se ligar à proteína de pico do vírus SARS-CoV-2. Pode parecer uma gota no oceano, mas ainda contribui para todos esses esforços. O modo como desenvolvo essa molécula com a ajuda de virologistas e especialistas em desenvolvimento de medicamentos determinará o sucesso desses esforços – disse a jovem à CNN.