A Uefa revelou nesta quarta-feira quem são os três finalistas ao prêmio de melhor jogador da Europa na temporada 2019/2020. O meia belga Kevin de Bruyne, do Manchester City, o goleiro alemão Manuel Neuer e o centroavante polonês Robert Lewandowski, ambos do Bayern de Munique, são os candidatos da premiação que será entregue no próximo dia 1.º de outubro, em evento virtual que antecederá o sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões.
O Top 10 dos melhores da Europa na temporada passada é dominado pelo Bayern de Munique, campeão ao derrotar o Paris Saint-Germain por 1 a 0, no estádio da Luz, em Lisboa, capital de Portugal. Além dos dois finalistas, o atacante Thomas Muller ficou em sexto lugar, o volante brasileiro naturalizado Thiago Alcântara (já negociado com o Liverpool) foi o oitavo colocado, uma posição à frente do volante/lateral-direito Joshua Kimmich.
Vice-campeão da Liga dos Campeões, o brasileiro Neymar, do Paris Saint-Germain, esteve a um passo de ser finalista, mas acabou na quarta colocação ao lado do craque argentino Lionel Messi, do Barcelona. Ambos tiveram 53 pontos de acordo com o sistema de votação estabelecido pela Uefa. O português Cristiano Ronaldo, da Juventus, ficou em 10.º lugar com 25.
Desde a criação do prêmio, em 2011, esta é a primeira vez que Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo não aparecem entre os três finalistas. O zagueiro holandês Virgil van Dijk, que se destacou na campanha do título do Liverpool na edição 2018/2019 da Liga dos Campeões, foi o vencedor do último ano.
A lista foi definida por um júri composto pelos 80 treinadores dos clubes que participaram na fase de grupos da Liga dos Campeões e Liga Europa, além de 55 jornalistas, um de cada uma das federações da Uefa. Os membros escolheram seus três primeiros jogadores, com o primeiro recebendo cinco pontos, o segundo três e o terceiro um ponto. Os treinadores não podiam votar em jogadores de sua própria equipe. O critério para julgamento foi o desempenho ao longo de toda a temporada em todas as competições, tanto a nível nacional como internacional, em clubes e seleções.
Estadão Conteúdo*