Uma pessoa ficou ferida durante um ataque ucraniano a prédios de Moscou, capital da Rússia, utilizando drones. Outras três aeronaves não tripuladas foram abatidas na região oeste da cidade. As explosões aconteceram na madrugada deste domingo, 30.
Devido ao incidente, edifícios ficaram danificados, voos do aeroporto de Vnukovo foram suspensos e autoridades russas acenderam o alerta para eventuais novos ataques contra o seu território. As informações são da agência TASS.
O Ministério da Defesa da Rússia confirmou que um drone ucraniano foi destruído no ar sobre o distrito de Odintsovo e dois outros caíram em Moscou.
“Hoje à noite houve um ataque de drones ucranianos. As fachadas de dois prédios de escritórios na cidade de Moscou foram levemente danificadas. Não há vítimas”, disse o prefeito de Moscou Sergei Sobyanin.
Desde que teve início a segunda ofensiva ucraniana contra o exército de Vladimir Putin, os ataques a territórios russos — como a própria cidade de Moscou — vem se intensificando.
Apenas neste mês, quatro tentativas de ataque à região foram registradas, três delas na última semana.
Autoridades e especialistas alertam para duas importantes observações quanto ao rumo do conflito que se estende para seu 18º mês. A primeira gira em torno da suposta segurança do território russo. Ataques vindos da Ucrânia com equipamentos simples têm se mostrado efetivos contra alvos nas principais cidades do país — incluindo a aeronave que sobrevoou o Kremlin.
Por outro lado, os seguidos ataques dentro da fronteira da Rússia também causam apreensão da comunidade internacional, quanto a escalada de mais violência no conflito. Por se sentir ameaçado, o presidente Putin pode autorizar o uso de mais armamentos de grande porte. Aumentando até a possibilidade do emprego de armas nucleares no conflito.
Informações Revista Oeste