ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Bahia

Maioria dos baianos trabalha na informalidade, aponta IBGE

Foto: Arquivo/Agência Brasil De acordo com dados divulgados pelo IBGE, entre julho e setembro deste ano, 3,2 milhões de baianos...
Read More
Esportes

Vitória sai na frente, mas cede o empate ao Botafogo no gol contra de Wagner Leonardo

Faltou pouco para o Vitória voltar do Rio de Janeiro com três pontos na bagagem. Jogando no Engenhão, o Leão...
Read More
Feira de Santana

Após chuva com raios e trovões, postes pegam fogo em Feira de Santana

A chuva acompanhada de raios e trovões que atingiu Feira de Santana na noite de sábado (23) provocou transtornos em...
Read More
Feira de Santana

UPA Estadual de Feira de Santana realiza captação de córnea e renova esperança para pacientes em fila de espera

Neste sábado, a UPA Estadual de Feira de Santana, sob nova gestão da Organização Social S3, realizou com sucesso uma...
Read More
Bahia

Pesquisa nacional destaca qualidade de rodovias baianas e coloca Estrada do Feijão como a melhor do Nordeste

A pesquisa da Confederação Nacional de Transporte (CNT), divulgada na última terça-feira (19), apontou que mais de 85% das rodovias...
Read More
Polícia

Operação Mute encerra na Bahia com apreensão de mais 50 celulares

Iniciada na quarta-feira (20), a 6ª fase da Operação Mute, deflagrada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), foi concluída...
Read More
Feira de Santana

Início das celebrações de Natal no Shopping Cidade das Compras é marcada pela chegada do Papai Noel

O espírito natalino tomou conta do Shopping Popular Cidade das Compras neste sábado (23), com a tão esperada chegada do...
Read More
Feira de Santana

Hospital da Mulher adota metodologia para ampliar a segurança do paciente

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Prefeitura, adotou uma nova estratégia com o objetivo de aumentar a...
Read More
Bahia

Defesa Civil alerta que população deve ficar atenta a sinais de risco com chegada de frente fria

A Defesa Civil de Salvador, representada pelo coordenador Sosthenes Macêdo, em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, destacou os...
Read More
Bahia

Tráfego na Via Regional será alterado, temporariamente, neste fim de semana

A partir do início da noite desta sexta-feira (22), o acesso à Estrada do Derba pelo trevo do viaduto de Águas Claras...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Essa é a terceira acusação criminal que Trump recebe em quatro meses. A segurança do lado de fora do tribunal foi reforçada.

Trump se apresenta à Justiça em Washington

Trump se apresenta à Justiça em Washington 

Donald Trump foi formalmente acusado no processo criminal sobre a tentativa de reverter os resultados das eleições presidenciais dos Estados Unidos de 2020 –de acordo com a promotoria, o ataque ao prédio do Congresso dos EUA, em 6 de janeiro de 2021, fez parte do plano de Trump para alterar os resultados das urnas. 

O ex-presidente dos EUA chegou um pouco antes do horário marcado para a audiência. Lá dentro, Trump afirmou que é inocente. Ele mesmo verbalizou que não é culpado para a juíza. Pouco depois, dele deixou o prédio na cidade de Washington DC. A magistrada aprovou as condições para a liberação do ex-presidente e avisou que ele não deve cometer mais crimes. 

Um pequeno grupo de manifestantes ficou do lado de fora. 

A próxima audiência deste processo está marcada para o dia 28 de agosto. Segundo a mídia dos EUA, esse caso deve tramitar mais rápido que os outros em que Trump é acusado criminalmente. 

No documento da acusação, o procurador Jack Smith acusa Trump e cúmplices dele de promover mentiras sobre a votação daquele ano, por ter insistido com autoridades estaduais e federais para mudar os resultados das urnas e por arregimentar colégios eleitorais falsos para tentar tirar votos de Joe Biden. 

No dia 6 de janeiro de 2021, a vitória eleitoral de Biden estava sendo formalmente certificada no Capitólio (o prédio do Congresso dos EUA) quando o edifício foi invadido por uma multidão de apoiadores de Trump. Eles interromperam a sessão em que a certificação acontecia e ameaçaram o então vice-presidente Mike Pence, que conduzia o processo, por ter se recusado a reverter o resultado das urnas. 

Trump enfrenta quatro acusações: 

O quarto crime, mas, diferentemente dos outros, não foi como participante de uma conspiração: 

Em caso de condenação, a acusação mais grave pode ser punida com uma sentença de 20 anos de prisão. 

Em sua rede social, Trump afirma que a acusação tem motivações políticas e que o governo de Joe Biden é comparável a regimes fascitas. 

Trump — Foto: Reprodução/GloboNews

Trump — Foto: Reprodução/GloboNews 

Essa é a terceira acusação em quatro meses. As outras são ligadas aos seguintes casos: 

Além disso, Trump provavelmente será acusado na Justiça do estado da Georgia, porque ele tentou reverter o resultado das eleições presidenciais naquele estado. 

Eleições presidenciais de 2024

Apesar de sérios problemas com a Justiça, Trump é um dos candidatos do Partido Republicano à presidência do pais. Por enquanto, ele lidera as prévias do partido dele. 

Desde que ele foi acusado criminalmente pela primeira vez, a intenção de voto em Trump nas prévias até mesmo aumentou. 

Segurança na frente do tribunal

Órgãos de segurança, como o Serviço Secreto e a polícia da cidade de Washington DC, aumentaram a proteção para a audiência. Mais agentes foram empregados do lado de fora, e algumas entradas foram bloequeadas. 

Trump deixou a cidade de Bedminster, no estado da Nova Jersey, para viajar a Washington. 

Muitas das acusações que constam no processo já eram conhecidas. Mas o texto traz alguns detalhes. 

Antes do dia 6 de janeiro, Trump pressionava o vice dele, Mike Pence, a roubar as eleições com uma teoria sobre a certificação da votação. Pence disse que não havia base legal para executar o que o presidente queria. Trump, então, dissea Pence “você é excessivamente honesto”. 

Em 6 de janeiro, enquanto falava com seus apoiadores antes de atacarem o Capitólio, Trump disse: “Se Mike Pence fizer a coisa certa, ganhamos a eleição”. Alguns invasores no Capitólio mais tarde gritaram: “Enforquem Mike Pence!” 

Longe de serem desencorajados pela violência, Trump e um co-conspirador não identificado continuaram ligando para membros republicanos do Congresso horas depois que o tumulto havia terminado, ainda com a intenção de bloquear a certificação, diz a acusação. 

“Precisamos de vocês, nossos amigos republicanos, para tentar apenas retardar o processo”, disse o co-conspirador em uma mensagem de voz para um senador dos EUA, segundo os promotores. A descrição do co-conspirador na acusação deixa claro que se tratava de Rudy Giuliani, ex-advogado pessoal de Trump.

Informações G1

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: