ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Saúde

O que acontece no seu corpo quando você não cuida da higiene do pênis

Imagem: Arte UOL Quando se fala da saúde do pênis, a maior preocupação é que ele não funcione como deve....
Read More
Economia

Dólar sobe a R$ 5,80 com atenção do mercado a tarifas de Trump e inflação no Brasil

Trump disse que vai impor uma tarifa de 25% sobre todos os produtos do México e Canadá, e uma tarifa...
Read More
Justiça Política

STF: Moraes retira sigilo do inquérito que investiga Bolsonaro e envia para a PGR

Em uma medida de rotina, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta terça-feira (26/11) à Procuradoria-Geral...
Read More
Mundo

Israel anuncia cessar-fogo no Líbano

Trégua com o Hezbollah foi definida na noite desta terça-feira, com intervenção dos EUA e da França, e terá duração...
Read More
Justiça

Moraes quer levar caso do ‘golpe’ para a 1ª Turma

A decisão gerou desconforto entre ministros que não participam do colegiado O ministro do STF, Alexandre de Moraes, busca decisão...
Read More
Feira de Santana

Concurso de Feira de Santana: IBFC divulga resultado e classificação preliminar

Foto: Jorge Magalhães O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) divulgou nesta terça-feira (26), os resultados da classificação preliminar...
Read More
Feira de Santana

Prefeitura recupera equipamentos, mas vandalismo persiste no Parque da Cidade

Foto: Valto Novaes A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), tem trabalhado...
Read More
Feira de Santana

Câmara de Feira de Santana adia votação da LDO após emenda de última hora

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Feira de Santana para o exercício de 2025 permanece sem aprovação final. A...
Read More
Política

Ronaldo será diplomado em dezembro

O prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), o vice-prefeito Pablo Roberto (PSDB) e os...
Read More
Política

Prefeito José Ronaldo, vice-prefeito e vereadores serão diplomados no dia 16 de dezembro

O prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), o vice-prefeito Pablo Roberto (PSDB) e os...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

O treino em jejum pode ser um hábito prático para algumas pessoas. No entanto, é crucial respeitar os limites do corpo

Jovem desportista malhando com uma barra no clube de saúde. Metrópoles

Treinar em jejum é uma prática comum para muitas pessoas, seja pela conveniência de não ter que se preocupar com a alimentação antes do treino, pela preferência por treinar cedo ou pela aversão à sensação de ter comida no estômago. No entanto, será que essa abordagem é realmente eficaz para emagrecer?

O personal trainer Stefan Gleissner, coordenador de musculação na Bodytech Eldorado, em São Paulo, explica que a ideia por trás do treino em jejum é aumentar a oxidação de gordura durante o exercício, já que os níveis de insulina estão mais baixos e a disponibilidade de glicose é reduzida.

Porém, ele alerta que essa estratégia não necessariamente leva a uma perda de peso significativa e pode representar riscos como tonturas e perda de massa muscular.

O professor Ney Felipe Fernandes, do curso de Nutrição Funcional na Faculdade Uniguaçu, no Paraná, destaca que o treino em jejum é uma maneira prática de criar um déficit calórico, mas é crucial que a pessoa respeite os limites do corpo. “Até que ela se adapte a isso, pode haver uma perda de desempenho e é fundamental evitar desmaios ou outros riscos”, afirma.

O nutricionista também ressalta que, para um emagrecimento sustentável, não adianta simplesmente ficar em jejum por longos períodos se a alimentação não for bem planejada. “O que realmente importa é que a estratégia de emagrecimento tenha aderência ao estilo de vida do paciente”, diz ele.

“O emagrecimento saudável e sustentável a longo prazo está relacionado ao balanço energético, por meio de uma dieta adequada ao indivíduo, além da adoção de um estilo de vida saudável com a prática regular de exercícios físicos”, ressalta o personal trainer Gleissner.

Desempenho físico no treino em jejum

Treinar em jejum pode afetar significativamente o desempenho físico. Gleissner explica que, quando estamos sem comer, os níveis de glicogênio estão reduzidos, o que compromete a performance.

“A falta de glicogênio leva à fadiga precoce e à diminuição da capacidade de resistência e força”, afirma. O personal trainer Gleissner também aponta que, a longo prazo, essa redução de desempenho pode prejudicar os resultados, uma vez que a intensidade e a carga de treino são essenciais para a evolução física e para a queima de gordura.

Já o professor de Educação Física Daniel Santos, da academia D’stak, em Brasília, ressalta que o treino em jejum impacta diretamente a intensidade do exercício.

“Com os estoques de energia baixos, não conseguimos nos exercitar na intensidade necessária para causar um impacto positivo no corpo. Cansamos antes de atingir o nível necessário para gerar mudanças no sistema músculo-esquelético”, explica.

Santos alerta ainda que a prática pode gerar riscos a longo prazo, como alterações na pressão arterial, o surgimento de diabetes e até distúrbios psicológicos, como ansiedade e depressão.

Sinais de alerta e grupos que devem evitar a prática

Quando o jejum não está sendo saudável, é possível perceber uma série de sintomas. De acordo com Santos, tonturas, perda de pressão, sonolência, fadiga, ansiedade, irritabilidade e dificuldades na concentração são sinais que indicam que o corpo está sob grande estresse e que a prática deve ser interrompida antes que maiores consequências ocorram.

Além disso, existem grupos específicos de pessoas que devem evitar fazer atividade física sem se alimentar. Entre eles, estão:

Para esses grupos, Santos recomenda sempre consultar profissionais da área médica, de educação física e nutrição antes de iniciar qualquer prática de jejum.

Informações Metrópoles

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: