Em uma carta aberta divulgada no início da madrugada desta sexta-feira (11), servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) defenderam a instituição e afirmaram que não vão se submeter a interesses políticos no processo de aprovação de imunizantes contra a Covid-19. Os colaboradores citaram que “o trabalho técnico está acima de qualquer pressão”.
– Ao longo dos seus 20 anos de existência, a agência consolidou-se como uma referência no setor de saúde justamente pelo trabalho desenvolvido por seus servidores, que resultou na reconhecida excelência da sua atuação regulatória e na credibilidade de suas ações e decisões, baseadas exclusivamente em critérios técnicos e científicos – diz o documento.
No texto, a equipe da Anvisa também destaca que o comitê criado para analisar as questões relacionadas à pandemia “tem trabalhado incansavelmente, por meio de avaliação técnica criteriosa” para que os processos sejam analisados no menor período de tempo possível.
– Somos sensíveis e solidários a este momento crítico que todos nós estamos atravessando e temos trabalhado de forma ativa no enfrentamento da pandemia desde o início e em diversas frentes, como no controle sanitário de portos, aeroportos e fronteiras, no registro de kits de diagnóstico da doença, na agilização do registro de respiradores – destaca o comunicado.
Os servidores também ressaltam no documento que o corpo técnico da agência tem “trabalhado incansavelmente, por meio de avaliação técnica criteriosa”, para que as vacinas liberadas sejam “seguras, eficazes e produzidas com qualidade”.
– Podem ter certeza de que nós, servidores da Anvisa, não faltaremos ao povo brasileiro e daremos nossas melhores energias e todo o nosso conhecimento técnico para aprovar, com segurança e com a urgência que a situação exige, as vacinas que o país aguarda com tanta ansiedade – completa a carta.
Informações: Pleno News