ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Política

Rejeição a Lula ultrapassa 50% em 8 Estados, revela pesquisa

Pela primeira vez, desaprovação do petista passa a ser maioria na Bahia e em Pernambuco Rejeição de Lula superou aprovação...
Read More
Brasil

Quinquênio retroativo faz juízes receberem mais de R$ 1 milhão

Adicional por tempo de serviço concede aumento de 5% no salário a cada cinco anos de trabalho — com limite...
Read More
Carnaval

Prefeitura divulga programação dos circuitos do Carnaval de Salvador 2025

O Carnaval Salvador 2025 começa na quinta-feira (27), com a abertura oficial no Campo Grande, a partir das 15h30 Fotos:...
Read More
Política Internacional

Nos EUA, Trump ordena que consulado negue visto de atletas trans

O presidente já havia emitido uma ordem executiva para que atletas transexuais, transicionados do sexo masculino para o feminino Foto:...
Read More
Política

PEC da Escala 6×1 é protocolada com erro de matemática

O texto, de autoria da psolista Erika Hilton (SP), determina uma jornada de 4x3 e acaba com os demais formatos...
Read More
Política

Nísia é demitida da Saúde, e Padilha assume a pasta

A mudança no alto escalão ocorre depois de reunião com Lula e os dois ministros no Planalto nesta terça-feira, 25...
Read More
Polícia

Policia Penal prende tornozelado por furto ocorrido horas após a instalação de tornozeleira eletrônica

Foto: Tony Silva – Nucom/ Seap Um acusado de furto, que teve a tornozeleira eletrônica instalada na segunda-feira (24), foi...
Read More
Feira de Santana

Feira do Livro Usado entra na última semana

Foto: Robson Nascimento A 18ª edição da Feira do Livro Usado, que é realizada anualmente no estacionamento da Prefeitura, entra...
Read More
Polícia

Polícia Civil realiza bloqueios na BR-324 para combater o crime organizado

Com o objetivo de intensificar a apreensão de armas, drogas e a repressão de roubo de veículos, o Departamento de...
Read More
Polícia

Adolescente de 13 anos é assassinada a tiros no bairro Gabriela

Uma adolescente de 13 anos, identificada como Thifany dos Santos Cirqueira, foi morta a tiros na noite de segunda-feira (24),...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Pela primeira vez, desaprovação do petista passa a ser maioria na Bahia e em Pernambuco

Rejeição de Lula superou aprovação em Estados do Nordeste | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Rejeição de Lula superou aprovação em Estados do Nordeste | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Uma pesquisa da Quaest divulgada nesta quarta-feira, 26, revela que o terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta rejeição superior a 50% em oito Estados analisados.

De acordo com o levantamento, a desaprovação ultrapassa 60% em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A aprovação também caiu mais de 15 pontos na Bahia e em Pernambuco, onde Lula venceu em 2022. Pela primeira vez, a reprovação do presidente superou numericamente a aprovação nesses dois Estados.

Contratada pela Genial Investimentos, a pesquisa Quaest foi realizada entre 19 e 23 de fevereiro e ouviu 6.630 brasileiros, nos seguintes Estados: Bahia, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. 

A margem de erro é de 3 pontos porcentuais em sete Estados, exceto São Paulo, onde é de 2 pontos para mais ou menos.

Esta é a primeira vez que o levantamento inclui o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. As outras seis unidades federativas já haviam sido analisadas anteriormente.

Resultados da pesquisa por Estado

São Paulo

A desaprovação ao governo Lula subiu 14 pontos, passando de 55% em dezembro de 2024 para 69% na pesquisa atual. Já a aprovação caiu de 43% para 29%. Foram ouvidas 1.644 pessoas, com margem de erro de 2 pontos.

Rio de Janeiro

Esta foi a primeira pesquisa da Quaest no Estado: 64% dos entrevistados desaprovam a gestão de Lula, enquanto 35% a aprovam. O levantamento ouviu 1,4 mil pessoas, com margem de erro de 3 pontos.

Minas Gerais

A reprovação ao governo Lula atingiu 63%, um aumento de 16 pontos em relação aos 47% registrados em dezembro de 2024. A aprovação caiu 17 pontos, de 52% para 35%. Foram entrevistadas 1.482 pessoas, com margem de erro de 3 pontos.

Rejeição a Lula ultrapassa aprovação em Estados do Nordeste

Bahia

Pela primeira vez, a desaprovação ao presidente superou a aprovação no Estado: 51% dos entrevistados avaliam o governo de forma negativa, enquanto 47% o aprovam. Houve um aumento de 18 pontos na desaprovação e uma queda de 19 pontos na aprovação. Foram ouvidas 1,2 mil pessoas, com margem de erro de 3 pontos.

Pernambuco

Assim como na Bahia, a desaprovação superou a aprovação pela primeira vez, com 50% contra 49%, dentro da margem de erro de 3 pontos. Em dezembro de 2024, a desaprovação era de 33% (alta de 17 pontos), enquanto a aprovação caiu de 66% para 49% (recuo de 16 pontos). Foram ouvidas 1.104 pessoas.

Paraná

No Paraná, a rejeição ao governo Lula aumentou 15 pontos, atingindo 68% contra 53% em dezembro do ano passado. A aprovação recuou de 44% para 30%. Foram entrevistadas 1.104 pessoas, com margem de erro de 3 pontos.

Rio Grande do Sul

Na primeira pesquisa sobre o tema no Estado, 66% dos eleitores gaúchos desaprovam o governo, enquanto 33% o aprovam. Foram ouvidas 1.404 pessoas, com margem de erro de 3 pontos.

Goiás

A rejeição ao governo federal subiu 14 pontos no Estado, passando de 56% em dezembro de 2024 para 70%. Já a aprovação caiu de 41% para 28%, uma queda de 13 pontos. O levantamento ouviu 1.104 pessoas, com margem de erro de 3 pontos.

Informações Revista Oeste

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: