ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Feira de Santana

Secretário de Prevenção à Violência destaca integração e tecnologia no combate ao crime

Foto: Jorge Magalhães Em alusão ao Dia Mundial da Não Violência e Cultura de Paz, comemorado nesta quinta-feira (30), o...
Read More
Feira de Santana

Jornada de Empregabilidade vai preparar trabalhador para processo seletivo

A Casa do Trabalhador vai promover uma Jornada de Empregabilidade e Treinamento, entre os dias 3 e 5 de fevereiro....
Read More
Feira de Santana

Mulher aceita transportar drogas como forma de pagar uma dívida e acaba presa pela PRF em Feira de Santana

Foto: Divulgação PRF Na madrugada desta quinta-feira (30), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu uma mulher por tráfico de drogas...
Read More
Política

‘Não há interesse nem meu, nem dele’, diz Lula sobre ligar para Trump

Trump foi eleito em novembro e tomou posse no dia 20 de janeiro Fotomontagem: Ricardo Stuckert/Presidência da República e Reprodução/Instagram/Donald...
Read More
Esportes

ESPECIAL BA-VI 500: Destaques de Bahia e Vitória projetam confronto histórico

Clássico acontece neste sábado (1º), às 16h, na Arena Fonte Nova Montagem: Letícia Martins/EC Bahia e Pietro Carpi/EC Vitória Seja...
Read More
Televisão

Sindicato dos Artistas veta Narcisa em novo programa da Globo

Entidade critica emissora por escalar personalidades que não são atores profissionais Socialite iria interpretar ela mesma em programa da Globo...
Read More
Política

Tribunal eleitoral cassa o mandato de Zambelli

'Decisão não tem efeitos imediatos', disse a deputada federal A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) | Foto: Mário Agra/Câmara dos...
Read More
Brasil

Servidores do INSS repudiam frase de diretor sobre depressão

Diretor do INSS teria dito que quem está com depressão “não quer trabalhar”. Fala foi repudiada, mas diretor alega descontextualização...
Read More
Famosos

Karla Gáscon recua em críticas ao time de Fernanda Torres

"Ninguém diretamente associado a ela tem sido nada além de solidário", disse protagonista de Emilia Pérez Karla Sofía Gáscon Foto: EFE/EPA/MICHAEL...
Read More
Bahia

Batida entre carreta bi-trem e veículos deixa mortos na BR-101

Uma carreta bi-trem e dois carros pequenos se envolveram em um acidente, que deixou seis pessoas mortas, na BR-101. O...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Talles Magno é um dos brasileiros do City que podem jogar no Bahia - Divulgação
Talles Magno é um dos brasileiros do City que podem jogar no Bahia Imagem: Divulgação

A venda da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Bahia para o City Football Group provocará uma mudança radical no elenco do clube que luta para retornar à primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Independente da conquista do acesso, a equipe nordestina irá receber a partir de janeiro (data prevista para o início da parceria) vários jogadores que interessam estrategicamente ao seu novo gestor.

Isso inclui atletas contratados exclusivamente para o Bahia (jovens promessas com potencial de revenda e nomes capazes de dar experiência ao grupo), mas também aqueles que já estão vinculados ao conglomerado e que serão apenas reposicionados.

Antes mesmo de concretizar a compra do time tricolor, o fundo dono do Manchester City e de outros dez clubes espalhados pelos quatro continentes já tem sob contrato nada menos que 22 jogadores brasileiros.

Com exceção do goleiro Ederson, titular do time matriz do grupo, um dos melhores do mundo na posição e nome certo na convocação da seleção para a Copa do Mundo-2022, todos eles são nomes viáveis para o Bahia a partir da próxima temporada.

A relação conta com algumas promessas bem importantes do cenário nacional, como o meia-atacante Talles Magno (ex-Vasco), o lateral direito Yan Couto (ex-Coritiba) e o meia Diego Rosa (ex-Grêmio), que fizeram parte do elenco do Brasil vencedor do Mundial sub-17 de 2019.

Outros brasileiros conhecidos que estão sob guarda-chuva do Grupo City atualmente são o zagueiro Thiago Martins (ex-Palmeiras), o meia Metinho (ex-Fluminense), e os meias-atacantes Savinho (Atlético-MG) e Élber, que inclusive já jogou no Bahia.

O provável técnico da equipe em 2023 também deve ser alguém já conhecido do fundo árabe. O ex-zagueiro Antônio Carlos Zago, atualmente no comando do Bolívar, equipe boliviana que possui uma parceria com o conglomerado, é o favorito para ficar com a vaga que hoje é de Enderson Moreira.

O projeto de formação da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Bahia, tal qual sua incorporação ao Grupo City, será apresentado nesta noite ao Conselho Deliberativo do Clube, que, assim como o Conselho Fiscal, dará seu parecer sobre o negócio.

A partir daí, caberá à assembleia dos sócios decidir sobre a venda do departamento de futebol ao fundo árabe. A eleição ainda não foi marcada, mas é vista como uma mera formalidade, já que o projeto possui uma resistência bem pequena entre os torcedores.

O City irá adquirir 90% da SAF por R$ 650 milhões. O plano original é que esse aporte financeiro seja repassado ao clube até o fim de 2024. No entanto, é possível que aconteça um reposicionamento de prazos devido aos atrasos no começo da parceria, que era para ter saído do papel já no meio deste ano.

Já está definido que, ao contrário do que aconteceu com outros times do conglomerado, como o Montevideo City (Uruguai) e o Melbourne City (Austrália), o Bahia não precisará mudar de nome e nem sofrerá drásticas mudanças na identidade visual.

Ou seja, não existe nenhuma possibilidade de ele ser rebatizado como Salvador City (uma piada recorrente nas redes sociais) e de abdicar das cores vermelha e branca. O uniforme azul celeste, característico da empresa, pode até ser adotado em algumas partidas, mas sempre como opção às camisas já tradicionais, que continuarão sendo utilizadas.

O City Football Group existe desde 2013, mas seu embrião nasceu em 2008, quando o xeque Mansour bin Zayed Al Nahyan, integrante da família real de Abu Dhabi, comprou o Manchester City. Desde a aquisição, a equipe inglesa, que estava longe de ser uma das maiores potências do seu país, já faturou seis títulos da Premier League e chegou uma vez à decisão da Liga dos Campeões da Europa.

Contando todos os times da empresa, já são 47 taças levantadas em oito países diferentes. Só Lommel (Bélgica), Sichuan Jiuniu (China) e o recém-comprado Palermo (Itália) não foram campeões de nada desde que entraram para a “família”.

O conglomerado iniciou os estudos para a entrada no futebol brasileiro no começo de 2020, quando teve uma reunião com dirigentes do Londrina. No ano seguinte, a administração do fundo conversou com o Atlético-MG. Mas o escolhido para o negócio ser concretizado acabou mesmo sendo o Bahia.

Com mais oito jogos para o encerramento da temporada, o time de Salvador ocupa a terceira colocação da Série B. Os comandados de Enderson têm 51 pontos, seis a mais que o Londrina, quinto, primeira equipe fora da zona de acesso. O adversário de amanhã é o Operário (PR), em casa.

Brasileiros sob contrato com o Grupo City

Ederson (G, 29 anos): Manchester City-ING
Yan Couto (LD, 20 anos): Manchester City-ING, emprestado ao Girona-ESP
Eduardo (Z, 29 anos): Yokohama Marinos-JAP
Thiago Martins (Z, 27 anos): New York City-EUA
Caio Roque (LE, 20 anos): Lommel-BEL
Vinícius Souza (V, 23 anos): Lommel-BEL, emprestado ao Espanyol-ESP
Diego Rosa (M, 19 anos): Manchester City-ING, emprestado ao Vizela-POR
Metinho (M, 19 anos): Troyes-FRA, emprestado ao Lommel-BEL
Élber (MA, 30 anos): Yokohama Marinos-JAP
Gabriel Pereira (MA, 21 anos): New York City-EUA
Kayky (MA, 19 anos): Manchester City-ING, emprestado ao Paços Ferreira-POR
Marcos Júnior (MA, 29 anos): Yokohama Marinos-JAP
Raphael Rodrigues (MA, 19 anos): Melbourne City-AUS
Savinho (MA, 18 anos): Troyes-FRA, emprestado ao PSV Eindhoven-HOL
Talles Magno (MA, 20 anos): New York City-EUA
Thiago Andrade (MA, 21 anos): New York City-EUA
Yan (MA, 24 anos): Yokohama Marinos-JAP
Anderson Lopes (A, 29 anos): Yokohama Marinos-JAP
Arthur Sales (A, 20 anos): Lommel-BEL, emprestado ao Paços Ferreira-POR
Cauê (A, 19 anos): Lommel-BEL
Héber (A, 31 anos): New York City-EUA
Léo Ceará (A, 27 anos): Yokohama Marinos-JAP

Informações UOL

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: