Se nada fora do normal acontecer até lá, Neymar estará em campo pela seleção brasileira nesta segunda-feira, diante da Coreia, pelas oitavas de final da Copa do Mundo no Qatar. O atacante treinou com bola na véspera, e a avaliação dentro da seleção é de que ele tem condições de ajudar o Brasil na busca por uma vaga nas quartas de final. Apesar disso, o camisa 10 ainda não estará com 100% de sua capacidade.
A pessoas próximas, Neymar tem expressado o desejo de estar em campo pelo máximo de tempo possível no caminho do Brasil daqui para frente no Qatar. O desejo de estar sempre no gramado e a disposição em atuar com diferentes níveis de sacrifício sempre foi um traço do atacante, que quase sempre fica em campo pelos 90 minutos quando veste a camisa da seleção.
Nas atividades dos últimos dois dias, Neymar queixou-se de pequenas dores para apoiar o tornozelo direito, foco de uma entorse com lesão de ligamentos na estreia do Brasil diante da Sérvia. As dores, entretanto, são encaradas como parte do processo normal do retorno aos gramados, e não sinais de preocupação. Nesse momento, ele conta com o aval do departamento médico da seleção depois de dias de trabalho com os quatro fisioterapeutas. Se não tivesse condições de jogo, não haveria hesitação em deixá-lo de fora.
O camisa 10 ainda passará por alguns testes de rotina na manhã desta segunda, antes da partida. Se o cenário não tiver nenhuma piora repentina, ele será escalado. Mesmo que não tenha condições de atuar pelos 90 minutos, a opção de Tite é por colocá-lo em ação desde o início. Essa é também a preferência do jogador.
“A gente paga o preço de ser melhor, queremos ser mais competentes e melhores, não pagar preço de saúde. A escalação do Neymar tem pressuposto saúde, departamento médico e departamento físico, deixo transparente. Eu prefiro a utilização do meu melhor desde o início. Eu, o técnico, tenho que assumir a responsabilidade”, disse o treinador na entrevista coletiva desta sexta.
Além de Neymar, Danilo também volta ao time diante da Coreia. Alex Sandro, outro lesionado, ainda desfalca o time. O confronto será às 16h de Brasília, 22h de Doha, no estádio 947.
Informações UOL