Tem um casaco ou roupa social que precisa viajar no cabide e não pode amassar durante seu próximo voo? Pois existe um compartimento secreto que você pode pedir para usar em emergências, revelou uma ex-comissária ao jornal britânico Metro.
Saskia Sekhri, que trabalhou para a British Airways, contou que diversas aeronaves — especialmente as maiores — possuem um guarda-roupa a bordo e que os passageiros podem utilizá-lo, desde que haja espaço. Esta pode ser uma boa alternativa em vez de tentar encaixar a peça sobre sua mala de mão ou no colo.
“A maioria das aeronaves tem armários embutidos, mas não é todo mundo que sabe. Eu costumo dizer que é como o guarda-roupa de Nárnia, você só sabe se está por dentro [da área]. Tripulantes podem usar o closet para pendurar seus blazers e casacos durante o serviço, mas geralmente armazenamos nossos pertences nos compartimentos superiores”, comentou ao jornal.
Nem sempre este benefício está disponível, contudo. De acordo com o blogueiro Clint Johnson, do site triphackr.com, este armário também é conhecido como “captain’s closet” ou o “guarda-roupa do comandante”. No entanto, na experiência dele, algumas aéreas só o disponibilizam para passageiros de primeira classe.
No entanto, ele recomenda entrar em contato com a companhia, especialmente as menores com aviões pequenos, para checar a possibilidade de utilizá-lo em ocasiões pontuais. Clint ainda avisa que “com um sorriso educado e um bom motivo para o comissário acreditar que o que tem dentro da sua mala é especial, você pode colocar a peça” ali.
Caso você seja um dos primeiros a embarcar no seu próximo voo, segundo Saskia, é possível flagrar o armário aberto próximo à cabine de comando com uma tarja vermelha de “tripulação” ou “crew”. A espiadinha ajuda a descobrir se o espaço já está ocupado e se é inútil pedir um encaixe para a sua roupa.
Em voos de longa distância, é mais provável encontrar uma vaguinha no armário. “Algumas aeronaves de voos curtos como o A319, 320 e 321 podem ter sido reconfiguradas para armazenar equipamento de segurança como cadeira de rodas de bordo ou apenas para maximizar o espaço das copas que são sempre apertadas. Mas a maioria dos aviões que voam longas distâncias possuem mais de um armário, então sempre vale a pena perguntar!”, ensina.
Ela ainda concorda com Clint que, geralmente, são os passageiros de classes mais caras do avião que acabam usando ou pedindo para usar o guarda-roupa de bordo, mas, na sua opinião, ele está aberto a todos.
“Acredito que é tipicamente os viajantes frequentes que perguntam sobre os armários de bordo, já que normalmente eles estão voando a negócios e podem estar carregando um terno que gostariam de pendurar. Ou passageiros que fizeram aquela terapia nas compras e têm grandes sacolas que podem ocupar muito espaço no compartimento de bagagem de mão. Eu sempre oferecia para pendurar um casaco longo para qualquer cliente durante o embarque, não tem nada pior do que um casaco amassado”, palpitou.
É importante notar que algumas aéreas hoje já oferecem mini guarda-roupas nas suítes de primeira classe e classe executiva, o que torna melhores as suas chances de encontrá-lo disponível a quem está na econômica nestes casos.
Informações UOL