ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Bahia

Grandes atrações marcam o aniversário de Anguera

Comemorando os 63 anos do município de Anguera, as noites dos dias 19 e 20 de novembro foram marcadas por...
Read More
Polícia

Homem em situação de rua é morto a tiros em Feira de Santana

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade Na manhã desta quinta-feira (21), um homem ainda não identificado, foi assassinado a tiros na rua...
Read More
Feira de Santana

Câmara deve votar ainda este ano projeto de reajuste salarial para os vereadores; salários podem chegar a 26 mil

A Câmara Municipal de Feira de Santana deve votar ainda este ano o projeto de reajuste salarial para os vereadores,...
Read More
Outros

Blitz educativa alerta população no combate à dengue

Foto: Thiago Paixão Com o objetivo de ampliar o combate à dengue e conscientizar a população sobre os cuidados necessários...
Read More
Famosos

80 milhões de dólares: o preço da separação de Meghan e Harry

Desde que o príncipe Harry e Meghan Markle anunciaram sua saída da família real britânica, suas vidas passaram por uma série de...
Read More
Podcast

Podcast! Escreveu, Falou desta quinta-feira (21)

Com Frei Jorge Rocha Tema: Expressão antibactericida Confira:
Read More
Outros

Após ser indiciado por tentativa de golpe, Bolsonaro ataca Moraes e diz que vai esperar seu advogado para fazer mais comentários

O ex-presidente Jair Bolsonaro se manifestou nesta quinta-feira (21) após ter sido indiciado pela Polícia Federal por três crimes: tentativa de golpe...
Read More
Brasil

Governo Tarcísio é aprovado por quase 70% dos paulistas, informa Paraná Pesquisas

O presidente Lula, por sua vez, tem a aprovação de pouco mais de 40% O governador de São Paulo, Tarcísio...
Read More
Brasil

PF indicia Bolsonaro, Braga Netto e outros 35 por suposta tentativa de golpe de Estado

Relatório de mais de 800 páginas cita ainda abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa O ministro...
Read More
Feira de Santana

Marcada para 6 de dezembro licitação para decoração natalina

A Prefeitura de Feira de Santana publicou a licitação para contratar pessoa jurídica para implantação da iluminação e decoração provisória...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

24.abr.2018 - Emmanuel Macron e Donald Trump em encontro na Casa Branca
24.abr.2018 – Emmanuel Macron e Donald Trump em encontro na Casa Branca Imagem: Ludovic Marin/AFP Photo

Líderes internacionais começaram a parabenizar publicamente Donald Trump pela vitória projetada pela imprensa norte-americana na disputa pela Presidência dos EUA.

O que aconteceu

O presidente da França, Emmanuel Macron, falou em trabalhar junto com o republicano. “Pronto para trabalharmos juntos como fizemos por quatro anos. Com suas convicções e as minhas. Com respeito e ambição. Por mais paz e prosperidade”.

Keir Starmer, primeiro-ministro do Reino Unido, disse estar “ansioso” para trabalhar com Donald Trump. “Estamos lado a lado na defesa dos nossos valores partilhados de liberdade, democracia e negócios. Do crescimento e da segurança à inovação e à tecnologia, sei que a relação especial entre o Reino Unido e os EUA continuará a prosperar”.

Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel, reforçou o discurso de Trump sobre o “maior retorno da história”. “Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para a América e um poderoso compromisso com a grande aliança entre Israel e a América”.

Javier Milei, presidente da Argentina, comemorou a vitória de Trump. “Faça a América grande novamente. Você sabe que pode contar com a Argentina para executar sua tarefa”.

O secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), Mark Rutte, reforçou a aliança com a entidade. “Sua liderança será novamente a chave para manter nossa aliança forte. Estou ansioso para trabalhar com ele novamente para promover a paz através da força através da Otan”.

Na campanha, Trump chegou a dizer que incentivaria os russos a fazerem “o que quiser” com aliados da Otan que não pagam pela defesa conjunta. Os aliados ocidentais também temem que uma presidência do republicano signifique uma redução da ajuda militar à Ucrânia por parte dos Estados Unidos, que impulsionou o apoio de toda a Otan a Kiev e foi seu maior apoiador. 

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, foi outro líder internacional a se parabenizar Trump. “Lembro-me do nosso grande encontro com o presidente Trump em setembro, quando discutimos em detalhes a parceria estratégica Ucrânia-EUA, o Plano de Vitória e maneiras de pôr fim à agressão russa contra a Ucrânia”.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, disse que os EUA e a Itália são nações “irmãs”.“A Itália e os Estados Unidos são nações ‘irmãs’, ligadas por uma aliança inabalável, valores comuns e uma amizade histórica. É um vínculo estratégico, que estou certo que iremos agora reforçar ainda mais. Bom trabalho, presidente”.

Outros líderes internacionais também parabenizaram o republicano pela projeção de vitória (veja mais abaixo). Entre eles, Viktor Orban, primeiro-ministro da Hungria, e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

‘Era de ouro dos EUA’

Donald Trump disse, na madrugada desta quarta-feira (6), que inaugurará uma “era de ouro nos EUA”Ele iniciou o discurso em um centro de convenções na Flórida após a emissora Fox News projetar sua vitória.

O republicano também disse que irá “curar” os EUA. “Vamos ajudar nosso país a se recuperar. Nosso país precisa de ajuda, precisa muito. Vamos resolver nossa fronteira e todos os outros problemas”.

Trump ressaltou a vitória do Partido Republicano no Senado, que voltou a comandar a casa. “Os EUA nos deu um mandato poderoso. Voltamos a controlar o senado”, disse ele, que ainda destacou a possibilidade de que mantenha o controle sobre a Câmara dos Deputados. 

“Foi aparentemente o maior movimento político de todos os tempos”, disse Trump. Ele se referia ao movimento “Faça a América Grande Novamente” (Maga, na sigla em inglês).

Num discurso improvisado, o presidente eleito ainda defendeu que Elon Musk, dono do X, seja “protegido”. “Temos de proteger nossos gênios, não temos tantos deles”, afirmou Trump.

Após instrumentalizar ódio em sua campanha, Trump agora indicou que está “na hora de reunir” o país. Ele falou em “colocar um fim às divisões dos últimos quatro anos”. Indicando que não vai começar nenhuma guerra, Trump ainda lembrou dos atentados e ameaças que sofreu. “Deus me salvou por um motivo”, disse.

O vice na chapa, JD Vance, também discursou no evento. Ele destacou a “maior volta política da história dos EUA” e prometeu que haveria a “maior recuperação econômica da história”.

Informações UOL

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: