ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Brasil

Potencial vítima e juiz ao mesmo tempo, Moraes cita seu nome 44 vezes em decisão

A investigação aponta um suposto plano de assassinato contra o ministro do STF, o presidente e o vice-presidente da República...
Read More
Bahia

‘Justiça foi feita’, diz Tiago Correia após vitória de Sheila Lemos no TSE

O deputado estadual Tiago Correia (PSDB) celebrou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que deferiu a candidatura de Sheila...
Read More
Feira de Santana

Comércio do centro de Feira de Santana estará fechado nesta quarta-feira (20), Dia da Consciência Negra

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade Conforme o Acorda Cidade divulgou, ainda no mês de outubro, o comércio do centro da cidade...
Read More
Polícia

Corpo de homem é encontrado no bairro Conceição em Feira de Santana 

Foto: Redes Sociais O corpo de um homem foi encontrado na tarde desta terça-feira (19) em Feira de Santana. A...
Read More
Bahia

Campanha Nota Premiada Bahia divulga calendário de sorteios para 2025

Foto: Mateus Pereira/GOVBA O calendário com as datas de realização dos sorteios da Nota Premiada Bahia para o ano de...
Read More
Feira de Santana

Deputado Pablo Roberto entrega mais uma ambulância em Feira de Santana

O deputado estadual Pablo Roberto entregou nesta terça-feira, 19, uma nova ambulância para o município de Feira de Santana. Esta...
Read More
Feira de Santana

Rede Vida Nobre amplia serviços com Novo Laboratório e mais um local de atendimento de fisioterapia em Feira de Santana

A Rede Vida Nobre segue expandindo sua atuação em Feira de Santana e região, oferecendo serviços de saúde com alta...
Read More
Feira de Santana

OAB FEIRA: Lorena Peixoto é eleita primeira mulher presidente da instituição em 52 anos de história

Lorena Peixoto de Oliveira. Esse é o nome da primeira mulher presidente da OAB Subseção Feira de Santana. Após pouco...
Read More
Política

Após quase três horas de atraso, Lula cancela coletiva final no G20

O encontro com jornalistas brasileiros e estrangeiros tinha sido convocado em uma sala separada do Museu de Arte Moderna (MAM)...
Read More
Esportes Famosos

Cobertura de luxo de Neymar em Dubai impressiona; veja fotos

Com a compra, craque brasileiro realizou investimento de mais de R$ 300 milhões no mercado imobiliário da cidade nos Emirados...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Netanyahu diz que Lula ‘cruzou linha vermelha’. A Confederação Israelita do Brasil (Conib) também reagiu e chamou as declarações do presidente brasileiro de infundadas: ‘distorção perversa da realidade’.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, decidiu convocar o embaixador brasileiro no país — Foto: Reprodução

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, decidiu convocar o embaixador brasileiro no país — Foto: Reprodução 

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que vai convocar o embaixador brasileiro para “uma dura conversa de repreensão”, após a fala do presidente Lula que comparou a guerra em Gaza com o Holocausto nazista e ações de Hitler. 

“As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Trata-se de banalizar o Holocausto e de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”, disse Netanyahu, em uma publicação neste domingo (18) no X (antigo Twitter). 

“Comparar Israel ao Holocausto nazista e a Hitler é cruzar uma linha vermelha”

O ministro das Relações Exteriores do país, Israel Katz, disse que ninguém irá comprometer o direito que Israel tem de se defender. 

Primeiro-ministro israelense disse que Lula “cruzou a linha vermelha” ao comparar a guerra em Gaza com o Holocausto 

Lula deu as declarações durante entrevista em Adis Abeba, na Etiópia, onde participou nos últimos dias da 37ª Cúpula da União Africana e de reuniões bilaterais com chefes de Estado do continente. 

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula. 

O presidente Lula fez a afirmação após ser questionado sobre a decisão de alguns países de suspender repasses financeiros à agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que dá assistência a refugiados palestinos, a UNRWA. 

Lula compara guerra em Gaza com ações de Hitler

Lula compara guerra em Gaza com ações de Hitler 

No fim de janeiro, Israel acusou funcionários da UNRWA de envolvimento com ações terroristas do Hamas, o que motivou a suspensão de auxílio por parte de governos ocidentais, como os do Estados Unidos, Canadá, Austrália e Reino Unido. Não se sabe quantos funcionários estariam envolvidos. 

Lula disse que, se houve um “erro” na UNRWA, que os responsáveis sejam investigados, mas afirmou que a ajuda humanitária não pode ser suspensa. Recentemente, o governo brasileiro anunciou que vai prestar auxílio à agência. 

A fala de Lula também gerou reação da Confederação Israelita do Brasil (Conib). Para a entidade, o discurso do petista é uma “distorção perversa da realidade”. 

“Os nazistas exterminaram 6 milhões de judeus indefesos na Europa somente por serem judeus. Já Israel está se defendendo de um grupo terrorista que invadiu o país, matou mais de mil pessoas, promoveu estupros em massa, queimou pessoas vivas e defende em sua Carta de fundação a eliminação do Estado judeu”, diz nota da Conib. 

O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, disse que Lula traz vergonha ao seu povo ao apoiar o grupo terrorista Hamas. 

Ministro da Defesa israelense, Yoav Gallant — Foto: Reprodução/ GloboNews 

Análise de ex-embaixador

Em entrevista à GloboNews neste domingo, o ex-embaixador Rubens Barbosa disse que “a fala do presidente realmente passou da linha vermelha”, porque as críticas extrapolaram o governo de Netanyahu: “ele [Lula] critica o próprio Estado de Israel. Aí aumentou a gravidade e a reação do governo de Israel foi imediata”. 

Barbosa avalia que Lula falou de improviso e que o Itamaraty não compartilha da opinião do presidente. 

“Não creio que o incidente vai afetar as relações entre Brasil e Israel, porque há muitos interesses em jogo, inclusive na área de Defesa. Agora, realmente, essa declaração do presidente Lula gera desconforto internacional e coloca o Brasil numa posição de tomar partido, quando na nossa opinião o Brasil tem que se manter equidistante e implementar a política tradicional brasileira, que é a favor dos dois estados.” 

"É uma medida drástica, é uma medida importante. É uma situação delicada" , diz diplomata

“É uma medida drástica, é uma medida importante. É uma situação delicada” , diz diplomata 

Informações G1

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: