Duas seleções campeãs mundiais vão se enfrentar nas quartas de final da Copa do Mundo 2022. A Inglaterra dominou e venceu Senegal, hoje (4), por 3 a 0, no Estádio Al Bayt, e vai enfrentar a França na busca pelo bicampeonato (os criadores do futebol venceram o torneio da Fifa quando sediaram a edição de 1966).
Depois de sofrer alguns sustos, a seleção inglesa abriu o placar com Henderson. Nos acréscimos do primeiro tempo, Harry Kane desencantou e ampliou o placar para os ingleses. Foi o primeiro gol do artilheiro do Mundial de 2018 na Copa do Mundo do Qatar. Mais solta, a seleção europeia ainda ampliou na etapa final, com Saka.
Agora, a Inglaterra encara a França nas quartas de final, no próximo sábado (10), às 16h (de Brasília), também no Al Bayt. Mais cedo, os atuais campeões do mundo venceram a Polônia por 3 a 1, com show e golaços de Mbappé, e avançaram de fase.
O camisa 22 da Inglaterra não é considerado uma das principais promessas do futebol mundial à toa. Aos 19 anos, Bellingham é um dos destaques da seleção europeia no Qatar e mostrou neste domingo que o mata-mata de Copa não o assusta. Dominando a área central, ele deu um passe na medida para Henderson abrir o placar e clareou a jogada para Kane ampliar, em um contra-ataque. Os gols deixaram os ingleses mais tranquilos no jogo.
A seleção de Senegal precisava ser fatal no ataque para vencer a favorita Inglaterra, e Ismaila Sarr e Dia não fizeram os seus papéis. Os avançados desperdiçaram uma chance clara cada um quando o placar ainda estava 0 a 0. Em desvantagem, os africanos não tiveram força para incomodar o goleiro Pickford.
Senegal aproveitou uma saída errada da Inglaterra e quase abriu o placar com 22 minutos do primeiro tempo. Dia recebeu cruzamento e finalizou de primeira. A bola bateu no corpo e na mão de Stones e sobrou na medida para Sarr, que tocou por cima do gol. A arbitragem esperou checagem do VAR por um possível pênalti, mas logo a partida foi retomada.
Pouco depois, aos 31, Sarr recuperou a bola também no ataque e enfiou para Dia. O atacante finalizou firme e cruzado e só não abriu o placar porque Pickford fez uma grande defesa.
Senegal teve duas chances claras de abrir o placar, e não fez. A Inglaterra, por sua vez, chegou com perigo e mandou para o fundo da rede aos 38 minutos do primeiro tempo. Depois de boa jogada coletiva, Bellingham recebeu passe de Kane e cruzou rasteiro, na medida, para Henderson abrir o placar.
Confiante com a vantagem, a Inglaterra ampliou antes do intervalo. Bellingham puxou contra-ataque e clareou o jogo para uma situação de dois contra um. Foden tocou para Harry Kane, e o artilheiro fez o seu primeiro gol na Copa do Qatar.
Com o gol anotado na partida deste domingo, o artilheiro Harry Kane chegou a 52 gols com a camisa da seleção inglesa. Ele fica a um de igualar o recordista Wayne Rooney (53 gols em 119 jogos) e pode ultrapassar o ex-atacante ainda na Copa do Qatar, a depender do desempenho nas quartas de final.
Com controle da posse e um meio de campo dominante, a equipe treinada por Gareth Southgate não teve muitas dificuldades para neutralizar o adversário africano. A não ser em saídas erradas, que deram trabalho a Pickford principalmente no primeiro tempo, os ingleses ocuparam o campo ofensivo e, melhor tecnicamente, triangularam e construíram a vitória.
A seleção de Senegal tinha uma estratégia e quase abriu o placar a partir da pressão na saída de bola inglesa. Depois de duas chances desperdiçadas, a equipe treinada por Aliou Cissé foi vazada e se perdeu em campo. Além de sentir o primeiro gol, os senegaleses continuaram com a marcação alta e abriram a defesa. Com espaços no contra-ataque, Harry Kane e companhia deitaram e rolaram.
INGLATERRA 3 X 0 SENEGAL
Oitavas de final da Copa do Mundo
Data e horário: 4 de dezembro de 2022 (domingo), às 16h (de Brasília)
Local: Estádio Al Bayt, no Qatar
Árbitro: Ivan Arcides Barton Cisneros
Assistentes: David Jonathan Morán Santos e Katie Nesbitt
Cartão amarelo: Koulibaly (Senegal)
Público: 65.985 pessoas
Gols: Henderson, aos 38′ 1ºT, Harry Kane, aos 47′ 1ºT, e Saka, aos 11′ 2ºT
INGLATERRA: Pickford; Walker, Stones (Dier), Maguire, Shaw; Rice, Henderson (Phillips), Bellingham (Mount); Saka (Rashford), Foden (Grealish) e Harry Kane. Técnico: Gareth Southgate.
SENEGAL: Édouard Mendy; Sabaly, Koulibaly, Abdou Diallo, Jakobs (Ballo); Ciss (Pape Gueye), Nampalys Mendy, Diatta (Pape Sarr), Ismaila Sarr; Iliman Ndiaye (Dieng) e Boulaye Dia (Famara Diedhiou). Técnico: Aliou Cissé.
Informações UOL