A fabricante de automóveis japonesa Honda apresentou conceitos de carros elétricos que recarregam em 15 minutos. Chamados Saloon e Space-Hub, a fabricante promete lançar os veículos em 2026, nos EUA.
De acordo com a Honda, os futuros elétricos vão ter bateria de alta densidade com maior autonomia e recarga rápida em 15 minutos para até 80% de energia.
A alimentação vai ser feita por um novo tipo de eixo, batizado e-Axles, conectado ao motor elétrico e inversor além da transmissão.
Segundo a Honda, o estilo desses veículos vai seguir uma nova orientação de design e tecnologia, conforme o conceito “0 Series”.
O Space-Hub deve ser um veículo multiuso, como uma espécie de perua, além de uma traseira toda fechada e uma tela personalizável na frente.
Já o Saloon deve ser um carro para transporte nas cidades com máximo aproveitamento de espaço, um tipo de concorrente do Cybertruck, da Tesla.
A Honda explica que o nome 0 Series para os novos carros é uma espécie de “ponto de partida” para novas tecnologias.
“O nome da série representa a determinação da Honda em enfrentar o desafio de desenvolver novos veículos elétricos, voltando ao ponto de partida como fabricante de automóveis e criando veículos elétricos completamente novos a partir do ‘zero’”, disse a empresa, em nota.
Segundo Shinji Aoyama, vice-presidente-executivo global da Honda, a empresa voltou “ao princípio”, trazendo “um design para uma nova era” ao formular o Honda 0 Series. “Uma proporção ousada e pura para despertar uma nova perspectiva para as pessoas.”
Sabe-se que a nova linha de elétricos da marca terá um novo logotipo — uma releitura da marca original da Honda, alterada para atual em 1981. Segundo a Honda, o novo logotipo deve estar presente em todos os próximos carros elétricos, inclusive nos da 0 Series.
Informações Revista Oeste