O Secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fabio Vilas-Boas, visitou na tarde desta segunda-feira, 29 de junho de 2020, as obras do novo Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), cumprindo agenda de visitas ao interior. Antes, ele esteve em Paulo Afonso e, em seguida, em Juazeiro. Em Feira de Santana, Vilas-Boas realizou uma visita técnica aos 40 leitos de UTI e também no centro cirúrgico desta nova unidade hospitalar, prevista para inaugurar na próxima segunda-feira (06), inicialmente para atender a demanda de pacientes com COVID-19.
Durante a vista, o secretário lembrou que a conclusão dessa obra foi um compromisso assumido pelo governador Rui Costa de construir um novo hospital para Feira de Santana e região.
Com investimento de R$ 50 milhões, entre obras físicas e aquisição de equipamentos, a nova unidade possui 8.000 m², em três pavimentos. No andar térreo, será instalado o setor de bioimagem, com dois tomógrafos e ressonância, bem como o maior Centro de Hemorragia Digestiva do interior do estado. O primeiro pavimento é destinado a 40 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), e o segundo terá o maior centro cirúrgico do estado, com 12 salas operatórias. O prédio tem uma estrutura moderna e será o primeiro hospital 4.0 da Bahia, o que evita o preenchimento de prontuários manualmente. As intervenções ainda contemplam mais de 17 mil metros quadrados de urbanização, paisagismo e praça de alimentação.
A inauguração do HGCA II que estava prevista para o dia de ontem (29) foi atrasada por uma semana. Sendo assim, a entrega do novo hospital à população de Feira de Santana e região será na próxima segunda-feira (6). Segundo a assessoria do Clérinston Andrade, as chuvas que cairam na cidade na última semana impossibilitaram a conclusão total da obra.
Com informações da ASCOM