Principais canais de notícias da TV paga, GloboNews e CNN Brasil perderam público entre os meses de maio e junho na Grande São Paulo.
A pesquisa mais abrangente da Kantar Ibope Media, que compila os resultados de todas as TVs da região na faixa das 6h às 5h59, trouxe a GloboNews com 0,31 ponto e a CNN Brasil com 0,10 ponto em junho. Mês passado, os placares eram, respectivamente, 0,39 ponto e 0,16 ponto.
Apesar da fuga de telespectadores, a GloboNews continua superando os demais canais pagos na disputa pela liderança. O principal concorrente do noticioso é o Viva, que manteve 0,25 ponto de média. Os adversários mais próximos da CNN Brasil são o Multishow, o Warner Channel e a TNT, todos com 0,11 ponto.
Globo – Os últimos anos, definitivamente, não foram bons para a audiência da Globo. Pelo menos é isso que aponta um levantamento abrangente, com dados que comparam os números dos primeiros semestres de 2001 e de 2020, feito pelo Ibope e pela Kantar Ibope Media, que adquiriu o Ibope. Ao longo dos últimos 20 anos, a emissora carioca perdeu cerca de 20% da audiência. No período, só a Record avançou entre os grandes canais.
Comparado com o primeiro ano do novo milênio, a Globo perdeu 1 em cada 5 telespectadores no que se refere aos pontos de audiência. Atualmente, cada unidade na medição vale por cerca de 250 mil domicílios. No share, que compara o percentual baseado apenas no número de equipamentos ligados, a Globo perdeu 1 em cada 3 telespectadores (32%).
O SBT, por sua vez, perdeu 2 em cada 5 espectadores na pontuação (40%). Em share, a TV de Silvio Santos caiu ainda mais e perdeu 49%. Ou seja, metade das TVs que sintonizavam o SBT em 2001 não fez mais isso em 2020. A Band perdeu quase um em cada 4 telespectadores (24%).
A RedeTV, assim como o SBT, também perdeu quase 2 em cada 5 (40% em pontos), tendência que se repetiu no share, com queda similar à da emissora da família Abravanel, 48%.
A Record, por outro lado, saltou 51% em pontos de audiência e 26% em share. É a única emissora que registrou ganhos de audiência tanto em pontos quanto no share. Ganhou um telespectador para cada 3 que já tinha em 2001.
O diagnóstico da pesquisa é que os investimentos da Record surtiram mais efeitos em longo prazo. A emissora da Barra Funda saiu de um quarto lugar para a briga pela vice-liderança nacional com mais jornalismo em sua grade.