ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Feira de Santana

Cemitérios recebem preparação especial para o Dia de Finados

Fotos: Divulgação SESP Relembrar a memória dos que já partiram exige cuidado e dedicação. Em preparação para o Dia de...
Read More
Feira de Santana

Prefeitura de Feira reforça frota de ônibus para o ENEM neste domingo

As linhas de transporte público urbano que atendem aos locais de aplicação de prova na primeira fase do Enem 2024...
Read More
Bahia

Homem morre após tombar carreta carregada de galinhas na BA-026

Foto: Reprodução/TV Bahia Um homem que conduzia uma carreta morreu após o veículo que carregava galinhas tombar nesta quinta-feira (31)...
Read More
Feira de Santana

Hospital Pediátrico Vida Nobre é Inaugurado em Feira de Santana, Marcando Lançamento da Rede Vida Nobre

Na noite de quinta-feira, 31 de outubro, foi inaugurado o Hospital Pediátrico Vida Nobre, marcando não apenas a abertura de...
Read More
Política Internacional

Lá não tem TSE: agência de notícias faz a contagem dos votos e anuncia vencedor das eleições americanas

Há 178 anos, a Associated Press desempenha um papel fundamental nas eleições dos EUA, contando os votos, declarando os vencedores...
Read More
Economia

PIX terá novas regras a partir deste 1º de novembro; veja o que muda

Aparelhos novos terão limite de transferência reduzido, e usuário terá que pedir ao banco liberação para ampliar valores. Quem já...
Read More
Economia

Mega-Sena sorteia prêmio acumulado em R$ 105 milhões nesta sexta-feira (1)

Apostas podem ser feitas até 19h (horário de Brasília) Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil Ninguém acertou as seis dezenas do concurso...
Read More
Famosos

Mansão de Hebe Camargo: imóvel está abandonado; veja fotos

Filho do ex-marido da apresentadora afirma que a irmã, por razões jurídicas, provocou a degradação da casa no Morumbi onde...
Read More
Brasil

Governo apresenta PEC da Segurança Pública; veja mudanças

Proposta aumenta poder do governo federal; governadores veem medida com desconfiança O ponto central da PEC é incluir na Constituição...
Read More
Política

Índigo e União Brasil promovem curso de transição e planejamento estratégico para novos prefeitos em Brasília

A Fundação Índigo e o partido União Brasil realizarão o evento “Prefeito de Sucesso” nos dias 6 e 7 de...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Um especialista em segurança digital pediu demissão do Facebook após a empresa decidir manter no ar uma live do presidente Jair Bolsonaro, segundo uma reportagem da revista “New Yorker” publicada na última segunda-feira (12).

Na transmissão pelo Facebook realizada em janeiro, Bolsonaro afirmou que, “cada vez mais, o índio é um ser humano igual a nós”.

Segundo a reportagem, o engenheiro de segurança digital David Thiel, que trabalhava na sede da rede social em Menlo Park, Califórnia, questionou internamente se o conteúdo seria removido por ter violado as regras sobre discursos “violentos ou degradantes”.

Sua pergunta foi encaminhada para dois especialistas em moderação, um em Brasília e outro em Dublin, na Irlanda, que decidiram que o vídeo não feriu as diretrizes.

O especialista no Brasil, que não teve a identidade revelada, teria respondido que Bolsonaro “é conhecido por seus discursos politicamente incorretos”.

“Ele está, na verdade, se referindo aos indígenas se tornando mais integrados à sociedade (em vez de isolados em suas próprias tribos)”, teria dito o moderador.

A revista conta que Thiel não concordou e viu conflito de interesses, apontando que o moderador “trabalhou para pelo menos um político pró-Bolsonaro”. O engenheiro também disse que o próprio Facebook era suspeito, por incentivar Bolsonaro a utilizar a plataforma.

“É estranho para uma empresa passar de uma postura de ‘por favor, senhor, use nosso produto’ para ‘na verdade, senhor, agora você tem problemas por usar nosso produto'”, disse à revista.

Ele marcou uma reunião com o time de moderação e criou uma apresentação com 15 slides com a ajuda de alguns colegas para convencer a equipe que Bolsonaro teria violado as regras do Facebook.

Um dos slides apontava para um discurso em que Mark Zuckerberg, presidente executivo da rede social, afirmava que declarações “desumanizantes” são o primeiro passo para a incitação da violência.

A equipe de moderação discordou e, segundo Thiel, interrompeu seus argumentos e questionou sua credibilidade. Em março, dois meses depois da live de Bolsonaro, Thiel se demitiu.

“O Facebook está hoje cada vez mais alinhado com os ricos e poderosos, permitindo que eles sigam regras diferentes”, escreveu o engenheiro na plataforma interna da rede social no dia de sua saída.

Thiel contou para a revista que, pouco depois dessa publicação, o time de moderação entrou em contato para dizer que mudou de ideia sobre o discurso do Bolsonaro. O vídeo, no entanto, permanece no ar.

“Eu não sabia se estavam tentando fazer com que eu não saísse, ou que saísse em condições melhores, ou outra coisa”, disse ele. “De qualquer forma, era tarde demais”.

Atualmente, Thiel é diretor técnico do Observatório da Internet da Universidade de Stanford.

O G1 procurou a assessoria do Facebook Brasil, que enviou o seguinte posicionamento:

“Proibimos discurso de ódio e aplicamos nossas regras de conteúdo globalmente, independentemente da posição ou afiliação política de quem publicou. Sabemos que temos mais a fazer, mas estamos progredindo na forma como aplicamos nossas regras, e auditamos nossos processos com frequência para garantir precisão e imparcialidade.”

Fonte: G1

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: