Arrecadação de alimentos – O ato de solidariedade está levando muita gente a doar gêneros alimentícios e produtos de higiene pessoal e limpeza, destinados às pessoas que passam por dificuldades financeiras, agravadas pela pandemia da Covid-19. A campanha, desenvolvida pelo Núcleo de cidadania do Adolescente (NUCA) e a Guarda Mirim, com apoio do Governo do prefeito Colbert Martins Filho através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), está sendo ampliada e agora também conta com ponto de arrecadação no G. Barbosa do Sobradinho, mantido pelo Agrupamento de Bombeiro Civil (ABC), com sede no próprio bairro.
A princípio, a arrecadação deve ser mantida, em pontos estratégicos espalhados por toda a cidade, até final deste mês. Entretanto, conforme o chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), Pedro Américo, o prazo pode ser ampliado a depender das necessidades.
Os produtos arrecadados estão sendo destinados às famílias necessitadas, residentes tanto na zona rural quanto bairros periféricos de Feira de Santana.
Além dos pontos de arrecadação, que em boa parte conta com apoio de bombeiros civis, outros pontos oficiais para recebimento de donativos podem ser montados por instituições interessadas em apoiar a campanha. Basta, para tanto, entrar em contato com os membros do NUCA ou com a Guarda Mirim. A coordenadora do NUCA, Loane Santana, atende também pelo número (75) 99140-0973 para tirar dúvidas e passar mais informações.
Quem desejar doar, pode se dirigir também ao Centro de Formação da Guarda Mirim Antônia Costa, na rua Caravelas, 317, bairro Jardim Acácia, Posto Avançado da Guarda Municipal de Feira de Santana, na Praça Padre Ovídeo, ao lado da Catedral Metropolitana de Sant’Ana (Igreja da Matriz), Centro de Treinamento Fireman, rua Landulfo Alves, 816, Sobradinho. Recebe as doações Segunda a sexta das 14 às 17 hrs. Responsável – Carvalho Fireman – (75) 99145-5665. Rua Pedro Suzart, número 657, bairro Brasília. Responsável- Ludi Cordeiro (75) 99203-0830.
Bota Fora – O bairro Brasília será o primeiro a ser atendido na retomada do Projeto Bota Fora, nesta segunda-feira, 13, que é desenvolvido pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da SESP (Secretaria de Serviços Públicos).
A iniciativa tem como objetivo recolher das vias públicas ou dos quintais das casas móveis e outros utensílios que não mais estão sendo usados e que podem estar sendo locais de desova do mosquito aedes aegipty.
O inseto transmite a dengue, zika e chikungunya e a Brasília é um dos bairros que apresentam maiores índices de dengue na cidade, com quase 400 casos positivos. Os moradores deste bairro devem colocar os bens considerados inservíveis nos passeios que os veículos e prepostos da SESP passarão para pegá-los e dar a correta destinação.
O Feira X e o Tomba, que também apresentam altos índices de pessoas com dengue, serão incluídos no projeto.