ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Bahia

Maioria dos baianos trabalha na informalidade, aponta IBGE

Foto: Arquivo/Agência Brasil De acordo com dados divulgados pelo IBGE, entre julho e setembro deste ano, 3,2 milhões de baianos...
Read More
Esportes

Vitória sai na frente, mas cede o empate ao Botafogo no gol contra de Wagner Leonardo

Faltou pouco para o Vitória voltar do Rio de Janeiro com três pontos na bagagem. Jogando no Engenhão, o Leão...
Read More
Feira de Santana

Após chuva com raios e trovões, postes pegam fogo em Feira de Santana

A chuva acompanhada de raios e trovões que atingiu Feira de Santana na noite de sábado (23) provocou transtornos em...
Read More
Feira de Santana

UPA Estadual de Feira de Santana realiza captação de córnea e renova esperança para pacientes em fila de espera

Neste sábado, a UPA Estadual de Feira de Santana, sob nova gestão da Organização Social S3, realizou com sucesso uma...
Read More
Bahia

Pesquisa nacional destaca qualidade de rodovias baianas e coloca Estrada do Feijão como a melhor do Nordeste

A pesquisa da Confederação Nacional de Transporte (CNT), divulgada na última terça-feira (19), apontou que mais de 85% das rodovias...
Read More
Polícia

Operação Mute encerra na Bahia com apreensão de mais 50 celulares

Iniciada na quarta-feira (20), a 6ª fase da Operação Mute, deflagrada pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), foi concluída...
Read More
Feira de Santana

Início das celebrações de Natal no Shopping Cidade das Compras é marcada pela chegada do Papai Noel

O espírito natalino tomou conta do Shopping Popular Cidade das Compras neste sábado (23), com a tão esperada chegada do...
Read More
Feira de Santana

Hospital da Mulher adota metodologia para ampliar a segurança do paciente

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Prefeitura, adotou uma nova estratégia com o objetivo de aumentar a...
Read More
Bahia

Defesa Civil alerta que população deve ficar atenta a sinais de risco com chegada de frente fria

A Defesa Civil de Salvador, representada pelo coordenador Sosthenes Macêdo, em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, destacou os...
Read More
Bahia

Tráfego na Via Regional será alterado, temporariamente, neste fim de semana

A partir do início da noite desta sexta-feira (22), o acesso à Estrada do Derba pelo trevo do viaduto de Águas Claras...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Durante cúpula do Brics, Putin reage à fala de Lula sobre guerra na Ucrânia

Foto: GUNEYEV / SPUTNIK / AFP.

O presidente russo, Vladimir Putin, responsabilizou o Ocidente pelo conflito na Ucrânia e agradeceu aos países aliados pelos esforços em busca de uma resolução “justa e pacífica” para o conflito. As declarações foram feitas nesta quarta-feira, 23, durante a cúpula do Brics, realizada em Johannesburgo, na África do Sul. 

“Alguns países promovem sua excepcionalidade hegemônica e suas políticas de colonialismo e neocolonialismo vigentes. Eu gostaria de apontar que a aspiração em preservar essa hegemonia no mundo provocou a profunda crise na Ucrânia, primeiramente pelo apoio do Ocidente a um golpe de Estado inconstitucional”, disse Putin, em referência à Revolução Maidan, de 2014, que derrubou o governo do ex-presidente Viktor Yanukovich, considerado pró-Rússia. 

As declarações de Putin foram vistas como uma resposta à cobrança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para que os líderes do BRICS abordassem efetivamente o conflito na Ucrânia e colaborassem para a elaboração de um acordo de paz. 

Segundo o líder russo, a intervenção do Ocidente na queda de Yanukovich foi apontada como o fator que expôs as populações favoráveis à Rússia a uma violência generalizada na nação do Leste Europeu. 

“As pessoas que não concordaram com esse golpe de Estado, tiveram de encararam uma guerra. Uma guerra que foi lançada contra elas, uma guerra de atrito, que durou 8 anos. A Rússia decidiu apoiar pessoas que lutam por sua cultura, suas tradições, sua língua e seu futuro”, completou Putin. 

Putin agradeceu aos países aliados do grupo BRICS que se posicionaram no sentido de propor uma solução pacífica para o conflito – como é o exemplo do Brasil, que desde a eleição do presidente Lula tem buscado uma postura internacional em prol de uma resolução baseada no diálogo. 

“Nós agradecemos nossos colegas do Brics que tomam parte ativa nas tentativas de colocar um fim nesta situação com uma resolução por meios pacíficos”, declarou. 

Em Moscou, Putin participou do encontro por videoconferência e designou seu ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, para representá-lo presencialmente no evento em Johannesburgo. 

Lula critica a guerra na Ucrânia

O presidente Lula criticou a guerra na Ucrânia. Em fala antes do presidente russo, o mandatário brasileiro afirmou que o conflito evidência as limitações do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). 

“Todos sofrem as consequências da guerra. As populações mais vulneráveis, em desenvolvimento, são atingidas proporcionalmente. A guerra na Ucrânia evidencia as limitações do Conselho de Segurança. Muitos outros conflitos e crises estão por vir”, declarou Lula. 

Lula também afirmou estar pronto para participar de qualquer grupo que possa negociar a paz e um “pronto cessar-fogo”. 

“Não subestimamos as dificuldades para alcançar a paz, tampouco podemos ficar indiferentes às mortes e à destruição que aumentam a cada dia. O Brasil não contempla fórmulas unilaterais para a paz. Estamos prontos para nos juntar a um esforço que possa efetivamente contribuir para um pronto cessar-fogo e uma paz justa e duradoura”, disse. 

“Achamos positivos que um número crescente de países, entre eles do Brics, também estejam engajado em contato direto com Moscou e Kiev. Busca pela paz é um dever coletivo e imperativo para desenvolvimento justo e sustentável”, completou. 

Terra

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: