ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Política

Lula diz que quem tem que cuidar de gaza são os palestinos

Petista deu declarações, nesta quarta-feira, e voltou a citar "genocídio" Presidente Lula concede entrevista às rádios Itatiaia, Mundo Melhor e...
Read More
Mundo

Com Netanyahu, Trump diz que EUA assumirão controle de Gaza

Presidente americano afirmou que o país também assumirá a reconstrução da região Benjamin Netanyahu e Donald Trump Foto: EFE/EPA/JIM LO SCALZO/POOL...
Read More
Saúde

Além do consultório: as carreiras que um dentista pode seguir e que você nem imagina

Quando se fala em Odontologia, muitas pessoas pensam no consultório tradicional, com pacientes chegando para limpezas, extrações e tratamentos ortodônticos....
Read More
Feira de Santana

Casa do Trabalhador oferece 97 vagas de emprego nesta quarta

A Casa do Trabalhador está com 97 vagas de emprego abertas em diversas áreas para quem busca uma oportunidade no...
Read More
Feira de Santana

CRAS adota demanda espontânea no atendimento ao público

Foto: Valto Novaes O atendimento ao público nas 16 unidades do CRAS de Feira de Santana está sendo feito preferencialmente...
Read More
Bahia

Carreta derruba passarela na BR-324 e trecho segue interditado

Foto: Reprodução Redes Sociais Uma passarela desabou na BR-324, próximo a Amélia Rodrigues, após ser atingida por uma carreta na...
Read More
Esportes

Juazeirense x Bahia: veja onde assistir, horário e prováveis escalações do jogo

Partida acontece nesta quarta-feira (5), às 19h, pela segunda rodada da Copa do Nordeste Foto: Ascom/Juazeirense Juazeirense e Bahia se...
Read More
Brasil

Programa Voa Brasil vende menos de 1% dos 3 milhões de passagens liberadas

Em 6 meses, companhias emitiram 28,5 mil bilhetes; governo pretende expandir iniciativa ainda neste primeiro semestre Aeroporto de Congonhas, em...
Read More
Brasil

Poeta Bráulio Bessa confirmado na jornada pedagógica de Quijingue

Nos dias 13 e 14 de fevereiro, Quijingue viverá um momento único com a Jornada Pedagógica, que terá como grande...
Read More
Política Internacional

Pentágono: Trump manda NYT e NBC deixarem área de imprensa

Porta-voz do Departamento de Defesa anunciou medida em um comunicado Pentágono, nos EUA Foto: Pixabay Na última sexta-feira (31), a administração...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Efeito foi menor em pacientes mais velhos ou em estágio mais avançado da doença. Estudo foi publicado na revista científica Jama, o que significa que foi revisado por especialistas.

Droga experimental mostrou avanços contra Alzheimer — Foto: Reprodução/TV Globo

Droga experimental mostrou avanços contra Alzheimer — Foto: Reprodução/TV Globo 

A droga experimental donanemab, da farmacêutica Eli Lilly, retardou a progressão do Alzheimer em 60% para pacientes nos estágios iniciais da doença, de acordo com dados de testes apresentados nesta segunda-feira (17). 

Os resultados parciais do estudo já haviam sido divulgados em maio, mas foram publicados agora na íntegra na revista científica Jama (Journal of the American Medical Association), o que significa que passaram por revisão de especialistas. 

As descobertas ressaltam que “a detecção e o diagnóstico precoces podem realmente mudar a trajetória dessa doença”, disse Anne White, presidente de neurociência da Lilly.

👉 O que é o donanemab? É um anticorpo projetado para eliminar uma substância chamada beta-amilóide. A amilóide se acumula nos espaços entre as células cerebrais, formando placas que são características da doença de Alzheimer. 

Abaixo, veja mais detalhes sobre o estudo:

– Inchaço cerebral: O estudo mostrou que o inchaço cerebral, um efeito colateral conhecido de drogas como donanemab, ocorreu em mais de 40% dos pacientes com predisposição genética para desenvolver a doença de Alzheimer. 

A empresa havia relatado anteriormente que 24% do grupo geral de tratamento com donanemab apresentava inchaço cerebral. 

– Hemorragia cerebral: ocorreu em 31% do grupo donanemab e cerca de 14% do grupo placebo. 

👉 As mortes de três pacientes do estudo estavam ligadas ao tratamento, relataram os pesquisadores. 

“Esses efeitos colaterais não devem ser menosprezados, mas a maioria dos casos foi controlada por monitoramento com ressonância magnética (MRI) ou interrupção do medicamento”, disse a investigadora do estudo, Dra. Liana Apostolova, professora de pesquisa da doença de Alzheimer na Escola de Medicina da Universidade de Indiana. 

Os médicos provavelmente usarão “uma triagem de segurança de ressonância magnética muito rigorosa enquanto tratamos esses pacientes”, disse ela. 

A farmacêutica disse que o efeito do tratamento com donanemab continuou a aumentar em relação ao placebo ao longo do teste de 18 meses, mesmo para os participantes que foram retirados do medicamento depois que seus níveis de depósitos amiloides caíram significativamente. 

“No final do estudo, o paciente médio estava sem medicamento por sete meses e ainda assim continuou a se beneficiar”, disse White. 

Ela disse que as descobertas apoiam a ideia de que o donanemab pode ser interrompido assim que o amiloide for eliminado do cérebro. 

A empresa disse em maio que o estudo atingiu todos os seus objetivos, mostrando que o donanemab retardou o declínio cognitivo em 29% em comparação com um placebo em 1.182 pessoas com comprometimento cognitivo leve ou demência leve cujos cérebros tinham depósitos de duas proteínas-chave do Alzheimer, beta-amiloide e tau. 

Para pacientes com tau alta, donanemab mostrou retardar a progressão da doença em cerca de 17%, enquanto o benefício foi de 35% para aqueles com níveis de tau baixos a intermediários. 

Os resultados completos do estudo foram apresentados na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer em Amsterdã e publicados no JAMA nesta segunda-feira. 

Lilly espera que a Food and Drug Administration dos EUA decida até o final deste ano se aprova o donanemab

A farmacêutica disse que as submissões a outros reguladores globais estão em andamento e a maioria será concluída até o final do ano. 

A FDA concedeu neste mês a aprovação padrão ao Leqembi, o primeiro tratamento modificador da doença de Alzheimer a atingir esse objetivo, abrindo caminho para uma cobertura de seguro mais ampla do medicamento. 

Ambos os medicamentos também estão sendo estudados em grandes ensaios para ver se eles têm um impacto no atraso do início dos sintomas da doença de Alzheimer. 

Procurado pelo g1, a farmacêutica informou que ainda não há previsão de submeter pedido de aprovação para a Anvisa.

Informações G1

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: