O dia “D” de mobilização nacional contra a poliomielite e de multivacinação vai ocorrer neste sábado, 17. Todas as unidades de saúde da rede municipal estarão realizando a vacinação das 8h às 17h.
Para reforçar o estoque, a Secretaria de Saúde recebeu mais 10.700 doses de vacina oral contra a poliomielite. Deverão ser vacinadas crianças de até cinco anos, com estratégias diferenciadas para menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos.
Já na multivacinação, o público-alvo é formado por crianças e adolescentes menores de 15 anos, com objetivo de atualizar a Caderneta de Vacinação.
Para ser imunizado é necessário se dirigir a uma unidade de saúde portando documento de identidade, cartão SUS e a caderneta de vacinação. “A ausência desses documentos não impede a vacinação”, ressalta a coordenadora do Setor de Imunização, Simone Neves.
Essa ação visa oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e erradicação dessas doenças.
A campanha teve início no último dia 5 e segue até o dia 31 de outubro com expectativa de imunizar 30 mil crianças e adolescentes.