Nesta quarta-feira (18), Feira de Santana celebra mais um ano de história, consolidada como a segunda maior cidade da Bahia e um dos principais pólos econômicos do interior do estado. Com um crescimento urbano acelerado, a cidade se destaca não só pelo comércio e pela indústria, mas também pelos avanços na infraestrutura e pelas inovações nas áreas de engenharia, agronomia e geociências.
Com 3.845 profissionais e 1.232 empresas registradas, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) tem sido fundamental para garantir o crescimento sustentável e seguro da região a partir de inspetoria, que atende às cidades de Feira de Santana, Água Fria, Amélia Rodrigues, Anguera, Antônio Cardoso, Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Capela do Alto Alegre, Conceição da Feira, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Ichu, Ipecaetá, Irará, Lamarão e Nova Fátima.
Segundo o inspetor-chefe do Crea-BA em Feira de Santana, o engenheiro Mateus Mônaco, a atuação do conselho tem sido decisiva para a cidade se manter como um dos pólos mais desenvolvidos da Bahia. “A presença do Crea-BA em Feira de Santana vai além da fiscalização de obras. Estamos focados em promover um ambiente de crescimento sustentável, onde o desenvolvimento urbano e industrial da cidade seja alinhado com as boas práticas da engenharia. Nossa equipe trabalha incansavelmente para garantir que cada obra, cada projeto de agronomia e cada avanço em geociências sigam os padrões mais rigorosos de segurança e eficiência”, afirma Mônaco.
A fiscalização de obras e a regulamentação das atividades nas áreas de engenharia, agronomia e geociências são ações prioritárias do Crea-BA, visando garantir que o crescimento do município aconteça de forma ordenada e dentro das normas de segurança. Por isso, a inspetoria conta com os cinco fiscais Adailson Leite, Edson Agapito, Marcus Vinícius, Rafael Rolim, José Mário, com supervisão profissional de Eduardo Bruni e mais 4 assistentes administrativos.
Com uma localização estratégica e um setor econômico em plena expansão, Feira de Santana tem todos os elementos para continuar crescendo e se consolidando como um dos grandes pólos do Nordeste. Entretanto, esse crescimento precisa ser bem direcionado para evitar problemas urbanos e ambientais. A fiscalização realizada pelo Crea-BA, nesse sentido, assegura que os projetos sejam executados dentro dos padrões regulamentares, protegendo tanto a população quanto os recursos naturais.
O engenheiro Mateus Mônaco reforça a importância dessa atuação para o futuro da cidade. “A fiscalização do Crea-BA é fundamental para que o crescimento de Feira de Santana aconteça com responsabilidade. Garantir que os profissionais sigam as normas não é apenas uma questão de segurança, mas também de preservar o potencial econômico e ambiental da nossa cidade, que se projeta para ser um dos maiores polos do Nordeste nos próximos anos”, conclui.
A inspetoria do Crea-BA em Feira de Santana passou recentemente por uma reforma e ampliação. Inaugurada em 27 de junho de 2024, a sede, que atua há 45 anos na região, teve sua área aumentada de 240m² para 468m². As obras incluíram pintura, troca de revestimentos, implementação de medidas de segurança contra incêndios e instalação de placas de captação de energia solar na cobertura. Além disso, foram adicionados auditório, salas de reunião e espaços de coworking, visando proporcionar mais conforto e melhorar o atendimento aos profissionais e à sociedade.