Sete estados brasileiros registraram queda no número de mortes por causa do novo coronavírus desde o início de junho. Liderando o ranking, o Rio de Janeiro mostrou uma queda de 194 mortes por dia, em 1º de junho, para 149,9 novos óbitos nesta quinta-feira (18). Pernambuco vem em seguida com uma queda de 29 novos óbitos na média e logo depois vem o Pará com 26,9.
Em comum, os três estados adotaram medidas de isolamento para a população e alguns, como o Rio de Janeiro, já iniciou a fase de flexibilização e retomada da economia. Os outros quatro estados que tiveram a maior queda foram Amazonas, Acre, Amapá e Santa Catarina. Hoje (19) São Paulo voltou a liberar a circulação de passageiros em pé durante viagens em ônibus como mais uma medida de afrouxamento de regras da quarentena.
Com tudo isso, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) apontou uma melhora no desempenho industrial no mês de maio. Divulgada nesta sexta-feira (19), a Sondagem Industrial mostrou que o resultado foi ainda melhor do que em abril.
De acordo com a CNI, os índices mostram que o setor começa a se distanciar dos piores momentos da crise provocada pelo novo coronavírus. Entretanto, a atividade industrial ainda continua em queda.
A pesquisa realizada entre os dias 1º e 10 de junho consultou 472 grandes empresas, 663 médias e 724 pequenas. Os empresários mostraram que o pessimismo vem reduzindo de forma significativa. Mesmo sob os efeitos da pandemia, a produção teve uma queda menor visto que o índice de evolução subiu de 26 pontos em abril para 43,1 em maio.
Os setores que tiveram um aumento e produção em maio foram o de biocombustíveis, produtos de limpeza, perfumaria e higiene pessoal e produtos farmoquímicos e farmacêuticos. Já os de impressão e reprodução de gravações, couros e artefatos de couro, calçados e suas partes e vestuário e acessórios seguem com o pior desempenho.
Com informações do site Pleno News