Em uma visita ao Hospital de Campanha do Riocentro, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, durante o último sábdo (13), o deputado estadual Alexandre Freitas e o deputado federal Paulo Ganime, ambos do Novo, constataram que a lotação do local está abaixo de 20%. Segundo os parlamentares, a lotação do centro médico provisório nunca passou de 50%.
Durante a visita, Freitas elogiou a estrutura do hospital instalado no Riocentro e parabenizou os profissionais de saúde que atuam no local pelo atendimento e profissionalismo.
Ganime, por sua vez, destacou que o local está atualmente com 97 pacientes internados dos 500 que o local consegue comportar. Além disso, o deputado federal reforçou a fala do colega de partido e disse que encontraram um centro médico humanizado e organizado no Riocentro.
Em Manaus, inaugurado há cerca de dois meses para atender pacientes com a Covid-19, o hospital de campanha construído será desativado após a queda de casos na capital do Amazonas. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Arthur Neto, na manhã desta segunda-feira (15).
Segundo Arthur, após o último paciente receber alta, as atividades do local serão encerradas. De acordo com a Prefeitura de Manaus, a taxa de ocupação atualmente está na faixa de 30%, de um total de 180 leitos.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi, disse que a Prefeitura tem acompanhado de perto os indicadores de Covid-19, como casos confirmados, atendimento de suspeitos e destaca que há uma redução em Manaus dos casos.
Outra boa notícia para Manaus foi o resultado décima edição do boletim do projeto Atlas ODS Amazonas, do Centro de Ciências do Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que coloca a cidade como a primeira do Brasil a “vencer” o novo coronavírus.
O estudo aponta ainda que a transição para uma última fase da pandemia está acontecendo mais cedo na capital do Amazonas do que em outros epicentros do país. A análise indica que os dados projetam uma redução drástica na velocidade de mortes na cidade.
Já o pais vizinho, o Paragaui está sem registrar mortes por coronavírus há mais de um mês, o país deu início à fase 3 da reabertura gradual de suas atividades hoje (15). Restaurantes estão autorizados a abrir desde que façam agendamento prévio com reserva de mesa e registro individual de cada cliente, com nome, sobrenome, endereço, número de documento de identidade e telefone.
Fonte: Pleno News