ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Brasil

Jovem é baleado na cabeça após pisar no pé de traficante

Kauan Pereira era jogador de futebol amador e estava em um baile funk no momento da confusão Kauan Galdino Florêncio...
Read More
Política Internacional

Coreia do Sul: Ação para prender presidente afastado é suspensa

Equipe de segurança de Yoon Suk-yeol obstruiu atuação das autoridades que pretendiam prender o político Yoon Suk Yeol foi destituído...
Read More
Outros

Governo Lula retoma gastos milionários em propaganda dos Correios

Desembolso chegou a R$ 34 milhões em 2024 e perspectiva é de aumento em 2025 Correios falam em 'reposicionar a...
Read More
Política

Gusttavo Lima só teria chances para enfrentar Lula com o apoio público de Bolsonaro, avalia PL

Análise sobre o tema foi feita após o cantor revelar o desejo de concorrer ao Palácio do Planalto em entrevista...
Read More
Feira de Santana

Corregedor: Galeguinho SPA reafirma compromisso em trabalhar com transparência e ética

O vereador reeleito Flavio Arruda (Galeguinho SPA), foi reconduzido ao cargo de Corregedor da Câmara Municipal de Feira de Santana....
Read More
Bahia

Bahia se destaca como destino favorito de turistas e celebridades no Réveillon

Foto: Wuiga Rubini/GOVBA Com festas públicas e privadas espalhadas pelas principais regiões turísticas, a Bahia se consolidou como um dos...
Read More
Feira de Santana

Prefeitura lança força-tarefa para zerar fila de exames até março

Foto: Jorge Magalhães O prefeito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho, e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo...
Read More
Feira de Santana

José Ronaldo anuncia professora Jaciara Moreira como secretária de Meio Ambiente de Feira

O prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), anunciou mais um nome para compor sua...
Read More
Justiça

Mendonça proíbe atuação nacional de bets autorizadas pela Loterj

Só poderão apostar nestas casas quem vive no Estado do Rio O ministro do STF André Mendonça, durante sessão plenária...
Read More
Tecnologia

Elon Musk arrecada US$ 6 bilhões para sua empresa de IA

A xAI lançou o chatbot Grok, dentro da rede social Twitter/X Elon Musk durante a partida final do Aberto dos...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Equipe de segurança de Yoon Suk-yeol obstruiu atuação das autoridades que pretendiam prender o político

Yoon Suk Yeol foi destituído do cargo de presidente da Coreia do Sul Foto: EFE/EPA/South Korea Presidential Office

As autoridades da Coreia do Sul suspenderam nesta sexta-feira (3) uma operação para prender o presidente afastado, Yoon Suk-yeol, e interrogá-lo sobre sua declaração de lei marcial em dezembro, devido à obstrução de sua equipe de segurança em sua residência em Seul.

Um porta-voz do Gabinete para Investigações de Corrupção de Funcionários de Alto Escalão (CIO) disse à imprensa que a operação foi cancelada por volta das 13h30 (horário local, 1h30 de Brasília), depois que 30 agentes deste órgão e 50 policiais foram barrados por três ou quatro horas pelo serviço de segurança presidencial, que se recusou a conceder acesso ao interior da casa.

Segundo relatou um funcionário do CIO à agência de notícias Yonhap, o serviço de segurança presidencial formou vários perímetros com cerca de 200 agentes que pararam os investigadores a cerca de 200 metros da residência.

Embora nenhuma prisão tenha sido feita, o chefe do serviço de segurança presidencial, Park Jong-joon, foi convocado para testemunhar amanhã sobre uma possível acusação de obstrução de trabalho oficial.

– Em relação à execução do mandado de prisão hoje, dado o impasse contínuo, determinamos que era virtualmente impossível executar o mandado e estávamos preocupados com a segurança das pessoas no local devido à obstrução para executá-lo – explicou o porta-voz em declarações divulgadas pela Yonhap.

O porta-voz disse ainda que novas medidas serão consideradas e acrescentou que “lamenta profundamente a atitude do suspeito, que não cumpriu os procedimentos legais”.

CONTINGENTE POLICIAL
A polícia mobilizou um grande contingente, incluindo 2.700 agentes, no local próximo à residência presidencial no distrito de Hannam, em Seul, para evitar qualquer distúrbio. No entanto, representantes sindicais convocaram um protesto na área em apoio à prisão de Yoon, aumentando o temor por confrontos.

Os advogados de Yoon solicitaram uma ordem judicial para anular o mandado de prisão, argumentando que somente o Ministério Público pode solicitar tal prisão, e insistiram que este é “ilegal” após saberem que as autoridades estavam dentro do complexo.

Caso consigam prendê-lo posteriormente, a equipe conjunta formada pelo CIO, pela polícia e pelo Ministério da Defesa Nacional terá 48 horas para interrogar Yoon e até mesmo solicitar uma ordem para estender sua detenção, se considerarem necessário.

Yoon, que foi proibido de deixar o país, foi destituído pelo Parlamento no dia 14 de dezembro e aguarda uma decisão do Tribunal Constitucional até junho para saber se deve ser reconduzido ao cargo ou afastado de forma permanente.

*AE

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: