ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Polícia

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo no bairro Tomba

Na sexta-feira (17), uma guarnição do PETO da 65ªCIPM, durante o patrulhamento, na Rua Açucena, no bairro Tomba, visualizou dois...
Read More
Feira de Santana

Nova tarifa do transporte coletivo começa a valer neste sábado (18) em Feira de Santana

A partir deste sábado (18), passam a vigorar os novos valores das tarifas do transporte coletivo em Feira de Santana....
Read More
Feira de Santana

Com aumento nos casos de dengue, prefeitura organiza Dia D de vacinação em toda cidade

Fotos: Thiago Paixão – Arquivo No dia 25 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizará o Dia D...
Read More
Mundo

Governo de Israel aprova cessar-fogo com o Hamas na Faixa de Gaza

Acordo de cessar-fogo entre Israel e Hamas foi mediado pelo Catar, EUA e Egito, e deve entrar em vigor no...
Read More
Esportes

Bahia decide rescindir contrato com patrocinadora máster Esporte da Sorte

A casa de aposta foi autorizada pelo Ministério da Fazenda a atuar no Brasil na última terça-feira (14) Foto: Letícia Martins/EC...
Read More
Política Internacional

Para ‘resgatar’ Hollywood, Trump anuncia Voight, Mel Gibson e Stallone como embaixadores

Presidente eleito afirma que trio vai recuperar a ‘era de ouro’ do cinema norte-americano Trump e os 'embaixadores especiais' Stallone,...
Read More
Política

Mais de 11 mil advogados criticam decisão de Moraes que impediu Bolsonaro de comparecer à posse de Trump

'STF já autorizou que réus em processos de grande repercussão, exercessem seu direito de viajar ao exterior', constataram Os presidentes...
Read More
Feira de Santana

Procon fiscaliza Feira do Livro Usado em Feira de Santana

Foto: Izinaldo Barreto Na tarde desta quinta-feira (16), a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Feira...
Read More
Feira de Santana

Divulgados resultados definitivos das provas práticas e TAF do concurso público da Prefeitura

Foto: Jorge Magalhães A Prefeitura Municipal de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Administração, divulgou nesta sexta-feira (17),...
Read More
Feira de Santana

Ministro do TCU apresenta os passos necessários para governança no início de governo

Nesta sexta-feira (17), o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Ribeiro Nardes, esteve em Feira de...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Foto: André Durão / MoWA Press

Cerca de três horas antes da publicação deste relato, o ônibus da seleção brasileira chegava ao estádio 974 para o duelo contra Coreia do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar, que terminaria com a vitória por 4 a 1 para o time de Tite.

De dentro do veículo, em alto e bom som, os jogadores entoavam de músicas de torcida aos pagodes preferidos do grupo. Depois de um susto na derrota para Camarões, o ônibus ressoava que “quem cultiva a semente do amor, segue em frente e não se apavora”. E foi esperando sua hora de brilhar e encantar o povo brasileiro que a seleção entrou em campo.

“Às vezes, a felicidade demora a chegar”, ouvia-se no ônibus, mas contra a Coreia não foi uma dessas vezes. O Brasil abriu o placar cedo com Vini Jr e logo depois viu Neymar ampliar de pênalti. Aos 12 minutos da primeira etapa, o Brasil já tinha “mandado essa tristeza embora”.

“Guerreiro” que “não foge da luta”, Richarlison marcou o terceiro da seleção, e Paquetá, ainda no primeiro tempo, fez o quarto para mostrar que era mesmo “dia de sol” e que o tempo não iria fechar.

O segundo tempo foi mero coadjuvante do show da primeira etapa. Ainda que a Coreia tenha diminuído o placar, “ninguém vai poder atrasar quem nasceu pra vencer”.

Com a vitória, o Brasil está nas quartas de final e terá pela frente a Croácia nesta sexta-feira (9), às 12h, no estádio Cidade da Educação. Se depois da derrota na fase de grupos a seleção “acreditou que um novo dia iria raiar”, agora o povo brasileiro aguarda “a sua hora chegar”.

Arrasador

Os primeiros minutos do Brasil contra a Coreia do Sul foram de manual. Em 12 minutos, o time de Tite já tinha 2 a 0 no placar e a vaga encaminhada às quartas de final da Copa do Mundo. Diferentemente das partidas diante de Sérvia, Suíça e Camarões, a etapa inicial foi perfeita. O retorno de Neymar após lesão no tornozelo foi fundamental.

Aos 6 minutos, Raphinha brilhou pela primeira vez na Copa. Ele tabelou, driblou, foi à linha de fundo e cruzou para trás. A bola passou por Neymar e Richarlison e chegou limpa para Vini Jr. Gelado, o atacante bateu colocado no canto. 1 a 0.

Logo depois, no minuto 12, Richarlison se antecipou a Jung Woo-Young e foi chutado dentro da área. Neymar pegou a bola e, com a tradicional categoria, rolou no canto direito para fazer 2 a 0. O goleiro Kim Seung-Gyu começou do lado esquerdo da linha, pulou de um lado para o outro, mas acabou de joelhos, longe da bola.

O baile continuou e, com 28 jogados, o Brasil fez um golaço. Richarlison dominou e fez embaixadinhas com a cabeça. Depois do Pombo virar foca, Casemiro acionou Marquinhos, que tocou para Thiago Silva. O capitão, como um verdadeiro meia, pifou para Richarlison. O camisa 9 começou e terminou a jogada com uma finalização certeira de canhota. 3 a 0. Na comemoração, até Tite se rendeu à dança do “pru, pru, pru”.

Insaciável, o Brasil fez o quarto aos 35′. Neymar puxou o contra-ataque, lançou Vini Jr e o malvadão cruzou com categoria para Lucas Paquetá invadir a área e bater bonito, de direita. 4 a 0 no intervalo.

Foi a primeira vez que o Brasil fez quatro gols no primeiro tempo desde 1954, na vitória por 5 a 0 sobre o México, na Copa do Mundo da Suíça.

Ritmo cai

Mesmo com a goleada da etapa inicial, o Brasil voltou do intervalo com o mesmo time, inclusive com Neymar, que lutou contra o tempo para se recuperar de lesão no tornozelo direito.

A amarelinha manteve a alta criação de chances, mas naturalmente não manteve o ritmo do primeiro tempo. As principais chances foram de Raphinha, que segue sem marcar gols na Copa.

Sem ser muito exigido pela Coreia, o Brasil administrou o jogo e fez alguns testes, como o zagueiro Bremer como lateral-esquerdo. No minuto 30, Paik Seung-Ho surpreendeu com um golaço de fora da área. 

O gol da Coreia não assustou Tite, que tirou Neymar aos 35 minutos e ainda colocou o goleiro Weverton para jogar os primeiros minutos de Copa do Mundo. Com a entrada de Weverton, todos os 26 atletas convocados participaram do Mundial.

No fim das contas, o Brasil venceu a Coreia por 4 a 1 e não manteve a “fome” do primeiro tempo.

Que zica!

Raphinha continuou na perseguição ao seu primeiro gol na Copa, mas não balançou as redes. O atacante parou no goleiro Seunggyu Kim ou na defesa da Coreia. 

Antes do recomeço do jogo no segundo tempo, Neymar conversou ao pé do ouvido e passou a confiança a Raphinha, além de deixar uma falta frontal para ele cobrar. O atacante do Barcelona tentou e deu a assistência para o gol de Vini, mas não deixou o seu.

Defesa mais exigida

O Brasil não contou com os laterais-esquerdos Alex Sandro e Alex Telles e teve duas “improvisações”: Éder Militão na lateral direita e Danilo na ala canhota. No primeiro tempo, Alisson só fez uma defesa, numa finalização de fora da área. Na etapa final, o goleiro fez dois milagres antes do golaço de Paik Seung-Ho.

O zagueiro Militão, que tem experiência na posição desde a base, e o lateral-direito Danilo, que muitas vezes atua como zagueiro pela esquerda na Juventus, deram conta do recado. O Brasil levou dois gols em quatro jogos da Copa.

Força, Rei

O estádio 974 gritou o nome de Pelé no minuto 10 do primeiro e do segundo tempo. O Rei do Futebol está internado no Hospital Albert Einstein para tratar de infecção respiratória. O ídolo foi diagnosticado com um tumor no cólon em 2021.

Em publicação nas redes sociais hoje, o tricampeão Pelé escreveu que veria o jogo do Brasil.

https://twitter.com/Pele/status/1599790707580936192?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1599790707580936192%7Ctwgr%5E2bbe5fe5fa6f5a0dd67c8063f956832d7b44295f%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.uol.com.br%2Fesporte%2Ffutebol%2Fcopa-do-mundo%2F2022%2F12%2F05%2Fbrasil-x-coreia-do-sul—oitavas-de-final-da-copa-do-mundo-2022-qatar.htm

Essa foi a partida com melhor atuação da torcida brasileira no Qatar. O volume dos gritos foi mais alto que na primeira fase. As homenagens para Pelé fizeram todo o estádio cantar junto.

FICHA TÉCNICA
BRASIL 4 x 1 COREIA DO SUL

Local: Estádio 974, em Doha (Qatar)
Data: 5 de dezembro de 2022 (segunda-feira)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Clement Turpin (FRA)
Assistente 1: Nicolas Dano (FRA)
Assistente 2: Cyril Gringore (FRA)
VAR: Jerome Brisard (FRA)
Público: 43847
Cartões amarelos: Jung Woo-Young (Coreia)

GOLS:
Brasil: 
Vinicius Jr, Neymar, Richarlison e Vini Jr, aos 6, 12, 28 e 35 minutos do 1T
Coreia do Sul: Paik Seung-Ho, aos 30 minutos do 2T

BRASIL: Alisson (Weverton), Éder Militão (Daniel Alves), Thiago Silva, Marquinhos e Danilo (Bremer); Casemiro e Lucas Paquetá; Raphinha, Neymar(Rodrygo), Vini Jr (Gabriel Martinelli) e Richarlison. Técnico: Tite

COREIA DO SUL: Seunggyu Kim, Moonhwan Kim, Minjae Kim, Younggwon Kim, Jinsu Kim (Hong Chul), Wooyoung Jung (Son Jun-Ho), Inbeom Hwang (Paik Seung-Ho), Heechan Hwang, Jaesung Lee, Heung Min Son e Guesung Cho (Hwang Ui-Jo). Técnico: Paulo Bento

Informações UOL

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: