ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Feira de Santana

Hospital da Mulher adota metodologia para ampliar a segurança do paciente

A Fundação Hospitalar de Feira de Santana, autarquia da Prefeitura, adotou uma nova estratégia com o objetivo de aumentar a...
Read More
Bahia

Defesa Civil alerta que população deve ficar atenta a sinais de risco com chegada de frente fria

A Defesa Civil de Salvador, representada pelo coordenador Sosthenes Macêdo, em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, destacou os...
Read More
Bahia

Tráfego na Via Regional será alterado, temporariamente, neste fim de semana

A partir do início da noite desta sexta-feira (22), o acesso à Estrada do Derba pelo trevo do viaduto de Águas Claras...
Read More
Cinema

Além de Fernanda Torres: quem são as estrelas cotadas para concorrer ao Oscar de Melhor atriz

As possíveis indicadas ao Oscar de Melhor Atriz   Nesta semana, a Academia organizadora do Oscar incluiu a foto de...
Read More
Esportes

Polícia Civil e Esporte Clube Bahia lançam campanha de combate ao racismo

Os 23 jogadores do Bahia entrarão em campo com uma faixa com o slogan da campanha, simbolizando o compromisso do...
Read More
Brasil

Plano de golpe é ‘sem pé nem cabeça’ e não há crime em ‘escrever bobagem’, diz

Senador fala em cenário armado para indiciar pessoas e envolver, de forma incessante, o ex-presidente Jair Bolsonaro O atual senador...
Read More
Economia Economia Internacional

As expectativas do banco Morgan Stanley sobre a Argentina e o Brasil

'As boas notícias para a América Latina e os sinais positivos não vêm dos maiores países', informou o gigante financeiro...
Read More
Feira de Santana

Operação prende criminosos suspeitos de incêndios em galpões e lojas de Feira de Santana

Em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia (Rádio Princesa FM), o delegado João Rodrigo Uzzum detalhou o desdobramento de...
Read More
Feira de Santana

Prefeitura intensifica ações preventivas em Feira de Santana diante de previsão de chuvas no final de semana

A Prefeitura de Feira de Santana está em alerta diante da previsão de chuvas moderadas a fortes, acompanhadas de trovoadas...
Read More
Feira de Santana

Cerca de 51% dos beneficiários do Bolsa Família não cumpriram com o acompanhamento obrigatório de saúde em Feira

Os beneficiários do programa Bolsa Família em Feira de Santana têm até o dia 31 de dezembro para realizar o...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Na manhã desta quinta-feira (02), a Câmara Municipal aprovou, em sessão extraordinária e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 021/2020, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre as medidas de proteção à população feirense durante o Plano de Contingência de Combate à Pandemia do Coronavírus no município de Feira de Santana.

De acordo com o artigo 1º da proposição, fica vedada a majoração, sem justa causa, do preço de produtos ou serviços, durante o período em que estiver em vigor o Estado de Calamidade Pública em razão da pandemia do Coronavírus (COVID-19) no município de Feira de Santana.

O § 1º diz que para os fins da definição de majoração de preços de que trata o caput deste artigo deverão ser considerados os preços praticados em 01 de março de 2020.

Conforme o § 2º, a proibição de que trata o caput deste artigo se aplica aos fornecedores de bens e serviços nos termos do artigo 3º do Código de Defesa do Consumidor.

O artigo 2º informa que fica vedada a interrupção de serviços essenciais por falta de pagamento pelas concessionárias de serviços públicos durante o período em que durar o Estado de Calamidade Pública em razão da pandemia do Coronavírus (COVID-19) no município de Feira de Santana.

Segundo o § 1º, entende-se como serviços essenciais, para efeito do disposto no caput deste artigo, o fornecimento de água e tratamento de esgoto; e energia elétrica.

O § 2º ressalta que após o fim das restrições decorrentes do Estado de Calamidade Pública em razão da pandemia do Coronavírus, as concessionárias de serviços públicos, antes de proceder a interrupção do serviço em razão da inadimplência anterior a março de 2020, deverão possibilitar o parcelamento do débito pelo consumidor.

De acordo com o § 3º, o débito consolidado durante as medidas restritivas não poderão ensejar a interrupção do serviço, devendo ser cobrado pelas vias próprias, sendo vedada a cobrança de juros e multas.

O artigo 3º determina que fica suspensa a incidência de multas e juros por atraso de pagamento das faturas de serviços públicos concedidos enquanto perdurar o Estado de Calamidade Pública em razão da pandemia do Coronavírus no município de Feira de Santana.

Segundo o artigo 4º, o descumprimento ao disposto na presente Lei ensejará a aplicação de multas nos termos do Código de Defesa do Consumidor, pelos órgãos responsáveis pela fiscalização, em especial a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Município de Feira de Santana (PROCON – Feira de Santana).

O artigo 5º diz que o Poder Executivo regulamentará a presente Lei, no que for necessário.

Já o artigo 6º informa que esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, com vigência enquanto perdurar o Estado de Calamidade Pública em razão da pandemia do Coronavírus (COVID-19) no município de Feira de Santana.

Em pronunciamento, os vereadores elogiaram a criação deste projeto e dizem compreender a necessidade dos feirenses terem os serviços de água e luz mantidos.

Por: ASCOM/ CÂMARA

Foto: ASCOM

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: