Os brasileiros que ainda estão na Faixa de Gaza receberam autorização para deixar a zona de conflito. Ao todo, 34 pessoas serão contempladas. O nome dos cidadãos deve aparecer na lista que será divulgada na sexta-feira 10.
De acordo com a CNN Brasil, o governo brasileiro recebeu o sinal verde dos países e dos grupos que elaboram as listas, como Israel, Estados Unidos, Catar e Hamas.
O grupo de 34 pessoas é formado por 24 brasileiros e dez palestinos. Eles aguardam o aval para a saída de Gaza pela Passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que está no Cairo, no Egito, irá ao encontro do grupo. A volta deve ocorrer no sábado 11.
Os brasileiros ficaram de fora das seis primeiras listas. A última delas, divulgada pela Embaixada do Brasil na Palestina, inclui 601 estrangeiros:
Havia esperança de que o grupo de brasileiros, com 34 pessoas, pudesse deixar a região nesta quinta-feira, 9. Mas, com o fechamento de Rafah, a saída teria de ser adiada por dois ou três dias.
“Estou na fronteira de novo”, disse a brasileira-palestina Shahed Al Banna, de 18 anos, em entrevista para a CNN. “Está cheio de gente, a maioria é de estrangeiro, outros egípcios. Ninguém conseguiu entrar, nem sair.”
A passagem havia sido reaberta na terça-feira 7, depois de dois dias fechada.
Os 34 brasileiros e familiares estão em Rafah e Khan Younes. A primeira cidade fica na fronteira com o Egito, que liberou a saída de cerca de 500 pessoas por dia. Khan Younes fica a 10 quilômetros de Rafah.
Até o momento, aproximadamente 3,4 mil pessoas foram autorizadas a deixar a Faixa de Gaza. Confira a lista:
Informações Revista Oeste