O Brasil poupou seus titulares e perdeu por 1 a 0 para Camarões na tarde de hoje (2), no estádio Lusail, pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo do Qatar 2022.
Mesmo com a derrota, a seleção avançou na liderança do Grupo G com os mesmos seis pontos da Suíça, mas com um gol a mais de saldo (2 contra 1). Os africanos chegaram a quatro pontos, mas foram eliminados.
O time de Tite volta a campo na segunda-feira (5), às 16h (de Brasília), para enfrentar a Coreia do Sul, no estádio 974, pelas oitavas de final. Se avançar, o Brasil terá pela frente o vencedor entre Croácia e Japão. A Suíça medirá forças com Portugal na abertura do mata-mata.
Mesmo com time reserva, o Brasil ditou o ritmo do jogo contra Camarões, mas foi outra vez para o intervalo no zero. O destaque foi Martinelli, que obrigou o goleiro Epassy a fazer duas boas defesas. Daniel Alves cedeu espaços pelo lado direito da defesa.
Depois de passar todo o tempo na defesa, Camarões quase abriu o placar aos 47 minutos, em cabeceio forte de Mbeumo para defesa ainda melhor de Ederson. Foi o primeiro chute no alvo sofrido pelo Brasil em toda a Copa, após 242 minutos.
A comissão técnica reclamou muito das entradas pesadas de Camarões, que recebeu cinco cartões amarelos — Vicent Aboubakar recebeu dois e foi expulso. As advertências brasileiras foram para Éder Militão e Bruno Guimarães.
Na etapa final, o Brasil aumentou o ritmo e criou chances com Martinelli, Militão, Jesus e Antony, mas não balançou as redes de Camarões. Com alguma chance de classificação antes do início da rodada, os africanos saíram mais da defesa, só que sem oferecer muito perigo a Ederson. Martinelli seguiu bem, enquanto Daniel Alves continuou mal. E Camarões tirou o pé do acelerador e só levou mais um amarelo, totalizando quatro. O Brasil levou mais um com Bruno Guimarães.
Tite apostou no entrosamento de Everton Ribeiro e Pedro, ambos do Flamengo, mas o Brasil não conseguiu vencer para terminar a fase de grupos como o único 100% de aproveitamento na Copa. No fim, veio o castigo. Mbekeli recebeu pela direita e cruzou na medida para Aboubakar fazer de cabeça. Ele tirou a camisa, levou o segundo cartão amarelo e foi expulso na comemoração.
O Brasil foi para cima nos minutos finais para manter a invencibilidade de 17 partidas em fases de grupos da Copa, mas não conseguiu. No fim, uma improvável vitória do eliminado time de Camarões. Desta forma, a seleção brasileira ainda perdeu a série invicta de sete partidas contra africanos em Mundiais.
Após as lesões musculares de Danilo e Alex Sandro, é a vez de Alex Telles preocupar o departamento médico da seleção brasileira. O lateral-esquerdo levou uma pancada nas costas no segundo tempo e deixou o campo chorando para a entrada do zagueiro improvisado Marquinhos. O camisa 16 ficou aos prantos por vários minutos no banco de reservas.
Dentre os laterais, apenas Daniel Alves, o mais velho (39 anos), não teve problemas físicos até agora. Outro lesionado é Neymar, com um problema no tornozelo.
1 / 27
Richard Heathcote/Getty Images
2 / 27
Adam Pretty – FIFA/FIFA via Getty Images
3 / 27
Michael Regan – FIFA/FIFA via Getty Images
4 / 27
Matthias Hangst/Getty Images
5 / 27
REUTERS/Dylan Martinez
6 / 27
Reprodução
7 / 27
James Williamson – AMA/Getty Images
8 / 27
Matthias Hangst/Getty Images
9 / 27
Jewel SAMAD / AFP
10 / 27
Matthias Hangst/Getty Images
11 / 27
Clive Brunskill/Getty Images
12 / 27
Michael Regan – FIFA/FIFA via Getty Images
13 / 27
Simon Stacpoole/Offside/Offside via Getty Images
14 / 27
Julian Finney/Getty Images
15 / 27
Michael Regan – FIFA/FIFA via Getty Images
16 / 27
Clive Brunskill/Getty Images
17 / 27
Mohammad Karamali/DeFodi Images via Getty Images
18 / 27
Markus Gilliar – GES Sportfoto/Getty Images
19 / 27
Pablo Morano/BSR Agency/Getty Images
20 / 27
Markus Gilliar – GES Sportfoto/Getty Images
21 / 27
ANP via Getty Images
22 / 27
Jewel SAMAD / AFP
23 / 27
Clive Brunskill/Getty Images
24 / 27
Jewel SAMAD / AFP
25 / 27
Tim Nwachukwu/Getty Images
26 / 27
Matthias Hangst/Getty Images
27 / 27
Adrian DENNIS / AFP
Tite rodou todo o elenco para essa partida contra Camarões. Além de poupar 11 titulares, o técnico colocou Everton Ribeiro e Pedro no segundo tempo. Dos 26 convocados, só o terceiro goleiro Weverton ainda não atuou.
Alisson, Ederson, Danilo, Daniel Alves, Thiago Silva, Marquinhos, Éder Militão, Bremer, Alex Sandro, Alex Telles, Casemiro, Lucas Paquetá, Fabinho, Bruno Guimarães, Neymar, Rodrygo, Everton Ribeiro, Fred, Raphinha, Antony, Vini Jr, Martinelli, Richarlison, Gabriel Jesus e Pedro já foram a campo no Qatar.
O estádio esteve bem mais silencioso do que nas duas últimas partidas, mas com um clima bem mais leve. Aos 12 minutos, já tinha uma ola sendo puxada, com o Lusail inteiro participando. Se não fosse a bateria do Movimento Verde e Amarelo, seria possível ouvir os berros dos jogadores, coisa que já aconteceu em outros jogos dessa Copa. O estádio basicamente inteiro está de amarelo, mas muitos estrangeiros reforçam a torcida pelo Brasil.
BRASIL 0 x 1 CAMARÕES
Local: Estádio Lusail, em Doha (Qatar)
Data: 2 de dezembro de 2022 (sexta-feira)
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Ismail Elfath (EUA)
Assistente 1: Kyle Atkins (EUA)
Assistente 2: Corey Parker (EUA)
VAR: Alejandro Hernandez (Espanha)
Público: 85.986 pessoas
Cartões amarelos: Éder Militão e Bruno Guimarães (Brasil) e Tolo, Fai, Kunde e Aboubakar (Camarões)
Cartão vermelho: Aboubakar (Camarões)
Gol: Aboubakar, aos 47 minutos do segundo tempo
BRASIL: Ederson, Daniel Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Telles (Marquinhos); Fabinho e Fred (Bruno Guimarães); Antony (Raphinha), Rodrygo (Everton Ribeiro), Martinelli e Gabriel Jesus (Pedro). Técnico: Tite
CAMARÕES: Epassy, Fai, Wooh, Ebosse e Tolo; Anguissa, Kunde (Ntcham), Mbeumo (Toko Ekambi) e Ngamaleu (Mbekeli); Choupo-Moting e Aboubakar. Técnico: Rigobert Song
Informações UOL