ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Saúde

O que acontece no seu corpo quando você não cuida da higiene do pênis

Imagem: Arte UOL Quando se fala da saúde do pênis, a maior preocupação é que ele não funcione como deve....
Read More
Economia

Dólar sobe a R$ 5,80 com atenção do mercado a tarifas de Trump e inflação no Brasil

Trump disse que vai impor uma tarifa de 25% sobre todos os produtos do México e Canadá, e uma tarifa...
Read More
Justiça Política

STF: Moraes retira sigilo do inquérito que investiga Bolsonaro e envia para a PGR

Em uma medida de rotina, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou nesta terça-feira (26/11) à Procuradoria-Geral...
Read More
Mundo

Israel anuncia cessar-fogo no Líbano

Trégua com o Hezbollah foi definida na noite desta terça-feira, com intervenção dos EUA e da França, e terá duração...
Read More
Justiça

Moraes quer levar caso do ‘golpe’ para a 1ª Turma

A decisão gerou desconforto entre ministros que não participam do colegiado O ministro do STF, Alexandre de Moraes, busca decisão...
Read More
Feira de Santana

Concurso de Feira de Santana: IBFC divulga resultado e classificação preliminar

Foto: Jorge Magalhães O Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) divulgou nesta terça-feira (26), os resultados da classificação preliminar...
Read More
Feira de Santana

Prefeitura recupera equipamentos, mas vandalismo persiste no Parque da Cidade

Foto: Valto Novaes A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesp), tem trabalhado...
Read More
Feira de Santana

Câmara de Feira de Santana adia votação da LDO após emenda de última hora

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de Feira de Santana para o exercício de 2025 permanece sem aprovação final. A...
Read More
Política

Ronaldo será diplomado em dezembro

O prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), o vice-prefeito Pablo Roberto (PSDB) e os...
Read More
Política

Prefeito José Ronaldo, vice-prefeito e vereadores serão diplomados no dia 16 de dezembro

O prefeito eleito de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho (União Brasil), o vice-prefeito Pablo Roberto (PSDB) e os...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Para a imprensa dos EUA, o presidente usou o púlpito da Câmara como ‘entrevista de trabalho’ a oito meses da eleição

Joe Biden
O discurso durou 33 minutos, considerado um “recorde” pela imprensa dos EUA | Foto: Reprodução/vídeos/Redes sociais 

Os norte-americanos acompanharam com atenção na noite desta quinta-feira, 7, o Estado da União, importante ocasião anual em que o presidente dos Estados Unidos fala perante o Congresso. Joe Biden usou o tempo de seu terceiro discurso desde que assumiu a Casa Branca para atacar Trump e reafirmar seu apoio ao aborto. 

Pautas como “democracia ameaçada”, Ucrânia e causa LGBT também estiveram presentes no discurso do democrata octogenário e fizeram com que Biden fosse amplamente criticado por grande parte da imprensa dos EUA. 

O presidente, que tenta a reeleição, está sendo acusado de usar o púlpito da Câmara como “entrevista de trabalho” a oito meses da eleição. 

Joe Biden
Amparado pelo discurso no teleprompter, Biden procurou acalmar os eleitores quanto às preocupações com relação a sua idade avançada | Foto: Reprodução/@joebiden

Biden criticou as políticas e as propostas republicanas e, sem mencionar diretamente o nome de Donald Trump, chegou a insinuar 13 vezes seu antecessor e oponente à Casa Branca em 2024.

O clima de campanha ressoou na plateia, de onde os membros do Partido Democrata chegaram a cantar “mais quatro anos”, enquanto os republicanos vaiavam. 

Veja alguns trechos do discurso de Biden no Estado da União, que teve duração de 33 minutos, “um recorde”, conforme destacou a imprensa local.

Ucrânia

O presidente começou sua fala ao abordar a guerra Rússia–Ucrânia e pediu ao Congresso financiamento adicional para o país de Volodymyr Zelensky. Logo no início, já nessa pauta, Biden acusou Trump de “se curvar a um líder russo”, ao se referir ao presidente Vladimir Putin.

Trump

“Uma alternativa perigosa”, foi como Biden classificou o republicano Trump ao usar seu tempo no Congresso em tom de comício, conforme a imprensa local.

Ao insinuar o nome de Trump, Biden elevou a voz diversas vezes. O presidente, que tenta a reeleição, disparou contra seu rival político e antecessor, acusando-o indiretamente de não apoiar aliados norte-americanos no exterior e de abraçar ideias antidemocráticas nos EUA.

“A liberdade e a democracia estão sob ataque, tanto em casa quanto no exterior, exatamente ao mesmo tempo”, disse Biden. “A história está observando. Assim como a história observou há três anos, em 6 de janeiro.”

Antes de encerrar o tradicional discurso com a frase protocolar usada pelos presidentes nesta ocasião, “o Estado da União é forte”, Biden criticou Trump mais uma vez. O democrata lembrou o episódio de dia 6 de janeiro de 2021, quando houve a invasão ao Capitólio, e ligou qualquer “violência política” no país ao seu antecessor.

“Meu antecessor e alguns de vocês aqui buscam enterrar a verdade do 6 de janeiro”, acusou. “Eu não farei isso. Este é um momento para falar a verdade e enterrar as mentiras.”

O tema “invasão ao Capitólio” tem sido usado por Biden em eventos de campanha das primárias neste ano pelo país. 

O discurso seguiu na linha de acusações implícitas ao adversário político: “E aqui está a verdade mais simples”, falou Biden ao pedir aos legisladores que se lembrem das ameaças estrangeiras e domésticas e unam forças na defesa da democracia.

“Você não pode amar seu país apenas quando vence”, alfinetou. “Respeite eleições livres e justas; restaure a confiança em nossas instituições; e deixe claro que a violência política não tem absolutamente nenhum lugar na América [do Norte].”

A idade

Uma das maiores preocupações do Partido Democrata é com relação à idade de Biden, que está com 81 anos, e sua suposta senilidade, frequentemente apontada por seus opositores e críticos.

“Minha vida me ensinou a abraçar a liberdade e a democracia”, disse Biden na tentativa de aliviar as preocupações sobre seu vigor. 

“Um futuro baseado nos valores fundamentais que definiram a América: honestidade, decência, dignidade, igualdade”, disse. “Respeitar a todos. Dar a todos uma chance justa. Não dar abrigo seguro ao ódio. Agora, algumas pessoas da minha idade veem uma história diferente: uma história americana de ressentimento, vingança e retaliação. Isso não sou eu.”

Aborto

A permissão ao aborto e a tratamentos de fertilidade também foram um componente-chave do discurso de Biden, especialmente à luz de uma decisão controversa da Suprema Corte do Alabama que dificultou o acesso ao tratamento de fertilização in vitro no Estado.

LGBT

O discurso do democrata também passou pelas questões de ideologia de gênero. Sobre o tema LGBT, Biden instou os congressistas a aprovarem a Lei da Igualdade.

“Minha mensagem para os americanos transgênero: estou ao seu lado!” disse Biden.

Um ex-redator de discursos da Casa Branca criticou o de Biden e o chamou de “uma completa vergonha” e “o mais partidário” da história moderna.

Estado da União

O discurso anual do presidente dos EUA no Congresso norte-americano geralmente aborda uma ampla gama de temas, incluindo questões econômicas, sociais, políticas e externas. 

Tradicionalmente, o mandatário do Executivo utiliza o Estado da União para destacar realizações de seu governo e para fazer apelos ao Congresso e ao público em geral.

É uma noite marcante no calendário da Casa Branca, ao oferecer aos presidentes uma linha direta com uma audiência cativa de legisladores e dignitários na Câmara, além de dezenas de milhões de telespectadores em casa. 

Entretanto, a imprensa norte-americana afirmou em grande maioria que a noite de 2024 “perdeu parte de seu brilho à medida que a audiência diminuiu” durante o discurso de Biden.

Informações Revista Oeste

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: