Por meio de seu perfil no Twitter/X, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que permanecerá na corrida presidencial. Ele também afirmou que irá ganhar do ex-presidente republicano Donald Trump. A declaração foi feita nesta sexta-feira, 5.
O pronunciamento de Biden ocorre depois de uma semana de especulações sobre a continuidade de sua candidatura. O democrata foi amplamente criticado pelo seu desempenho no debate contra Trump, classificado como “desastroso” pela maioria dos eleitores.
“Eu não vou deixar um debate de 90 minutos acabar com três anos e meio de trabalho”, disse, no Twitter/X. “Eu vou continuar na corrida, e derrotarei Donald Trump.”
Desde o debate, jornais norte-americanos, como Guardian e o Wall Street Journal, pressionam para que Joe Biden desista da candidatura. Sua família, no entanto, pediu para que ele permanecesse na disputa.
Ele esteve com a mulher e os filhos em Camp David, Maryland, pouco tempo depois do debate presidencial. De acordo com o jornal norte-americano New York Times, alguns familiares de Biden se ofereceram para participar mais ativamente da campanha.
“Uma das vozes mais fortes que imploraram a Joe Biden que resistisse à pressão para desistir foi seu filho Hunter Biden”, informou o jornal. “Ele é a pessoa a quem o presidente há muito se apoia para obter conselhos.”
Ainda segundo o New York Times, o presidente busca formas de tranquilizar os membros do Partido Democrata e a mídia.
“Biden solicitou ideias de conselheiros sobre como proceder”, afirmou o NYT. “Ele e sua equipe tem discutido se ele deve dar uma entrevista ou se defender e mudar a narrativa, mas nada foi decidido ainda.”
O motivo principal seria a sua idade, 81 anos. Se reeleito, ele será o presidente mais velho a ocupar o cargo, com 86 anos ao fim do mandato.
Também nesta semana, Joe Biden se descreveu como a “primeira mulher negra na Presidência” do país. A declaração foi feita pelo democrata na quinta-feira 4, durante entrevista à rádio WURD, na Filadélfia.
Este é mais um episódio em que o político de 81 anos se confunde com as próprias palavras.
“Tenho orgulho de ser, como eu disse, o primeiro vice-presidente, a primeira mulher negra a servir como presidente”, disse Biden.
Em outro momento da entrevista, o chefe do Executivo norte-americano também disse ter nomeado a primeira mulher negra, Ketanji Brown Jackson, para a Suprema Corte.
Informações Revista Oeste