O Bahia será um time único em todas as competições da temporada 2022. Foi o que anunciou o presidente Guilherme Bellintani na tarde desta quarta-feira (5), no CT Evaristo de Macedo. De acordo com o mandatário tricolor, haverá uma unificação entre os elencos, com a exceção dos primeiros jogos do Campeonato Baiano, que serão dispoutados pela equipe B.
“Time de transição acaba como projeto isolado e se unifica. A gente vai trabalhar entre 30 e 32 atletas no elenco principal, vai depender um pouco se vamos trabalhar com quatro ou três goleiros, como o treinador vai escolher o modelo de jogo. Sendo que entre 6 e 8 serão originários do que seria o time de transição. Tiramos um proveito muito grande. Tivemos um jogo-treino. Os primeiros jogos do Baiano serão comandados por Bruno, o time que vai a campo será em maioria do projeto de transição. Vamos começar o Baiano com o time de transição por eles estarem treinando desde o início de dezembro. Não posso colocar um jogador que está se apresentando agora para jogar. Não é compatível. Esse projeto do time de transição será unificado durante o mês de janeiro, o primeiro jogo da Copa do Nordeste Guto já assume. E a partir daí damos sequência com Guto comandando as duas competições. Vamos levar desse jeito. Bruno passa a ser auxiliar definitivo do clube. Lembrando que temos uma janela, que é novidade no Brasileiro desse ano, que se abre apenas no dia 19. Portanto os jogadores novos não poderiam jogar na primeira partida”, declarou.
Bellintani usou como argumento o fato do Tricolor não disputar a Sul-Americana e por entrar na terceira fase da Copa do Brasil.
“Com a redução do número de competições, nossa decisão é não trabalhar mais com dois times diferentes. Passaremos em janeiro por um período de unificação dos projetos. E a partir de fevereiro teremos apenas um grupo trabalhando sob o comando de Guto Ferreira. Optamos por unificar o projeto do sub-23 com o principal. Nosso treinador sub-23, Bruno Lopes, passa a ocupar o cargo de auxiliar fixo da casa. Cargo que antes era ocupado por Claudio Prates e estava vago”, reiterou.
O Esquadrão de Aço vai fazer a sua estreia no Baianão contra o Bahia de Feira, no dia 15 de janeiro, na Arena Cajueiro.
*Bahia Notícias