ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Economia

Monitoramento do Pix: oposição diz que a ‘força do povo’ fez governo recuar

Parlamentares afirmam que pressão popular nas redes sociais ‘evitou mais um ato perverso’ da gestão petista O governo Lula revogou...
Read More
Brasil

Acordo que propõe fusão entre Azul e Gol deve criar gigante da aviação

Companhias fizeram comunicado ao mercado sobre tratativas de operação conjunta Mesmo que o acordo seja implementado, Azul e Gol devem...
Read More
Política

Governo Lula pede à PF que investigue supostas ‘mentiras’ sobre o Pix

Advocacia-Geral da União também solicitou apurações por parte da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor O presidente Lula e o...
Read More
Bahia

”Participo da Lavagem do Bonfim como baiano que tem muita fé”, diz ACM Neto

Foto: Ascom Vice-presidente nacional do União Brasil e ex-prefeito de Salvador, ACM Neto participou na manhã desta quinta-feira (16) da...
Read More
Política

Bolsonaro aceita conversar com Gusttavo Lima, mas afirma: ‘O candidato sou eu!’

Uma outra ala do PL acredita que o nome de Gusttavo Lima seria bom para o Senado Foto: Reprodução/Redes Sociais...
Read More
Esportes

Bahia pode faturar mais de R$ 2 milhões com transferência de Anderson Talisca

Jogador está de saída do Al Nassr, clube de Cristiano Ronaldo, e tem negócio fechado com o Fenerbahçe, da Turquia...
Read More
Mundo

Cessar-fogo entre Israel e Hamas começa no próximo domingo (19/1)

Após meses de negociações, Israel e Hamas chegaram a um acordo de cessar-fogo na guerra da Faixa de Gaza O...
Read More
Economia

PIX: governo recua e revoga portaria sobre monitoramento de transações até R$ 5 mil

A decisão chega um dia após o deputado Nikolas Ferreira postar um vídeo crítico da medida que superou as 200...
Read More
Mundo

Presidente afastado da Coreia do Sul é preso por tentativa de golpe

Político foi levado ao Centro de Detenção de Seul e deve ser mantido em cela isolada Foto: Kang Min Seok/Republic of...
Read More
Brasil Política

Governadores ameaçam não aderir a projeto que renegocia dívidas estaduais após vetos, diz jornal

Governos do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais estão entre os que demonstraram descontentamento com as...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Companhias fizeram comunicado ao mercado sobre tratativas de operação conjunta

Aviões da Gol e Azul | Foto: Divulgação
Mesmo que o acordo seja implementado, Azul e Gol devem manter suas marcas e seus certificados operacionais de forma independente | Foto: Divulgação

A Azul e a Gol informaram, por meio de fato relevante, que a Abra e a Azul assinaram, na última quarta-feira, 15, um memorando de entendimentos (MoU) não vinculante com o objetivo de explorar uma combinação de negócios das duas companhias aéreas no Brasil. Se a parceria vier a se confirmar, as duas companhias teriam cerca de 60% do mercado da aviação no país. 

A Abra Group Limited é a maior credora e principal investidora da Gol e da Avianca Group International Limited, uma das principais companhias aéreas da Colômbia, do Equador e da América Central.

Segundo a Gol, o acordo representa uma fase inicial de um processo de negociação entre a Abra e a Azul para explorar a viabilidade de uma possível transação.

A companhia diz que isso não tem impacto na estratégia, na condução dos negócios nem nas operações rotineiras da Gol e que continua focada em concluir as etapas restantes dos seus procedimentos do Chapter 11, com o objetivo de emergir de seu processo de reestruturação como uma companhia independente e capitalizada.

“A Gol destaca que o MoU anunciado na presente data representa uma fase inicial de um processo de negociação entre a Abra e a Azul para explorar a viabilidade de uma possível transação. O acordo não tem impacto na estratégia, na condução dos negócios ou nas operações rotineiras da GOL. A Companhia continua focada em concluir as etapas restantes dos seus procedimentos do Chapter 11 em andamento, com o objetivo de emergir de seu processo de reestruturação como uma companhia independente e capitalizada”, diz o fato relevante da Gol.

Conforme o comunicado, a transação estaria sujeita à consumação do plano de reorganização da Gol, além de outras condições e aprovações. Caso a transação seja consumada, é esperado que as duas companhias mantenham suas marcas e seus certificados operacionais de forma independente.

“A Abra e a Azul também concordaram no MoU com um princípio comercial de que qualquer combinação resultará em uma alavancagem líquida da entidade combinada que será pelo menos comparável à alavancagem líquida da Gol imediatamente antes do fechamento da potencial transação”, diz o documento.

Azul explica entendimentos com a Gol

A Azul, em comunicado, afirma ainda que o MoU descreve os entendimentos das partes sobre a governança da entidade resultante da operação e reforça o interesse das empresas em continuar as negociações em relação à proposta de troca de ações e outras condições.

Se a transação for implementada, a Azul e a Gol vão manter seus certificados operacionais segregados sob uma única entidade resultante listada. A fusão poderia gerar acordo entre outras companhias áreas para oferecer mais oportunidades e produtos aos clientes e obter ganhos de eficiência.

Avião da Azul | Foto: Divulgação
Avião da Azul | Foto: Divulgação 

O fechamento da operação está sujeito à concordância entre a Abra e a Azul quanto aos termos econômicos da operação, à conclusão satisfatória da due diligence, à celebração de acordos definitivos, à obtenção de aprovações corporativas e regulatórias (inclusive da autoridade antitruste brasileira), ao cumprimento das condições habituais e ao recebimento, pela Abra, da devida contraprestação correspondente.

O mercado de aviação no Brasil

Se a fusão da Gol com a Azul for aprovada, as duas empresas terão mais de 60% do mercado brasileiro. Hoje, as três maiores empresas de aviação do país — Latam, Azul e Gol — detêm 98,9% do transporte doméstico de passageiros.

Em 2024, Azul e Gol transportaram 57,4 milhões de passageiros para destinos brasileiros. Isso representa 61,4% do total. A Latam transportou 35 milhões (37,5%).

Com relação à frota, as duas companhias têm, juntas, 327 aviões. Em caso de fusão, as empresas ficariam no topo do ranking de maior frota. A Latam tem 163 aeronaves. 


Redação Oestecom informações da Agência Estado

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: