O prefeito ACM Neto (DEM) comunicou na manhã desta segunda-feira (28) que voltará a vedar o acesso do público a praias de Salvador reabertas na última semana. A decisão será tomada após parte dos frequentadores descumprir regras sanitárias obrigatórias, como uso de máscara na faixa de areia e distanciamento físico.
Segundo o prefeito, as cenas de desrespeito foram registradas por agentes da Guarda Civil Municipal, no domingo (27), nas praias de Itapuã, Piatã, Amaralina, Boa Viagem e Cantagalo. A lista das praias que serão afetadas pela nova medida restritiva será divulgada até o fim do dia.
Inicialmente, a proibição terá validade de sete dias, podendo ser prorrogada por igual período.
“Eu quero comunicar a vocês que algumas praias da cidade serão interditadas num prazo inicial de uma semana. Se for necessário, nós ampliaremos a interdição. Ela será uma interdição física, nos moldes de como fizemos no começo da pandemia”, disse o prefeito durante entrevista coletiva.
“Eu já disse várias vezes: a Guarda Civil não pode ficar fixa numa praia e, como uma espécie de babá, cuidar ao mesmo tempo de 64 quilômetros de extensão de orla, que é que nós temos em Salvador. A partir dos episódios de ontem e ao longo do dia de hoje, nos vamos definir as praias que serão fechadas”, afirmou.
Praias que não haviam sido contempladas com a flexibilização recente, Porto da Barra, Buracão e Paciência (ambas no Rio Vermelho) permanecerão fechadas.
“Eu não vou ficar fazendo o que não dá pra fazer. O que é que não da pra fazer? Repito: não da pra você ter guarda municipal em 64 quilômetros de praias, todos os dias da semana, de manhã, de tarde, de noite, de madrugada. Então a gente tem que fazer como fizemos no fim de semana: uma operação móvel, volante. Quando a Guarda chega, vê que há descumprimento e faz a retirada das pessoas da praia”, repetiu ACM Neto.
Informações: Bahia.ba