As unidades de saúde amanheceram movimentadas, nesta quarta-feira, 6, devido ao Dia D de vacinação contra a gripe Influenza. A campanha de vacinação foi ampliada para toda a população acima dos seis meses de idade.
Nádia Costa foi até a UBS do Cassa para receber o imunizante e acompanhou seu filho Breno, de 11 anos, que também foi vacinado. “A vacina sempre nos preveniu da gripe.Todo ano venho me vacinar e manter a minha caderneta de vacinação atualizada”, disse.
Para intensificar a imunização, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também montou pontos de vacinação na UniFTC e UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana).
Vale ressaltar que a campanha de vacinação contra a gripe coincidiu com a imunização contra a Covid-19. A orientação do Ministério da Saúde é não aplicar as duas vacinas simultaneamente, devido à falta de estudos sobre a coadministração das doses.
A recomendação é priorizar a vacinação contra o novo coronavírus. Portanto, é preciso tomar a primeira a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.
Desde o começo da campanha, em 12 de abril, mais de 80 mil pessoas foram vacinadas em Feira de Santana durante as três etapas. Após o Dia D, a imunização continuará sendo realizada nas Unidades de Saúde da Família (USF) – 21 delas aplicam a dose somente nas segundas, quartas e sextas-feiras.
Secom