Prototeção da comunidade universitária – A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Comitê Emergencial de Crise da Pandemia da COVID-19, elaborou esta semana um Protocolo de Ações Internas para enfrentamento da doença. O documento descreve novas medidas que precisarão ser adotadas, diante do aumento do número de casos de contágio pelo Coronavírus, no município de Feira de Santana.
De acordo com o Protocolo, as medidas restritivas visam tão somente a proteção da comunidade, e o descumprimento delas está sujeito a sanções previstas na Lei Nº 6.437, de 20 de agosto de 1977.
Confira o Protocolo de Ações Internas para Enfrentamento da Covid-19 no site da UEFS.
Revalidação do diploma de médicos – O Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) aprovou na quinta-feira (28) a adesão ao Programa de Revalidação de Diplomas de Médicos formados por instituições estrangeiras. A deliberação foi tomada por 46 votos a favor, 1 voto contra e 2 abstenções.
Para o reitor Evandro do Nascimento “a decisão do Consepe foi tomada mediante um debate muito qualificado, prevalecendo a opinião de que a Uefs não poderia se furtar a contribuir com esse programa, ao tempo em que responde ao contexto da COVID-19 com a disponibilização dos selecionados para atuação no sistema de saúde”.
O programa será interinstitucional e terá a participação das quatro universidades estaduais da Bahia (Uefs, Uneb, Uesb e Uesc). A partir de agora as universidades irão elaborar as normas do programa e sua implementação, com uma seleção de candidatos através de etapas de avaliação documental, provas e estágio em unidades de saúde. Ao fim, será feita a avaliação de aptidão para a revalidação dos diplomas dos profissionais participantes do programa.
Pesquisa comportamental – A equipe da plataforma Projeto Mandacaru do Comitê Científico de Combate ao Coronavírus, do Consórcio Nordeste está aplicando um questionário virtual sobre comportamentos de proteção individual e social. Segundo a professora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Clara Aleida Prada Sanabria, doutora em Saúde Pública, as mensagens sobre como se proteger são bastante difundidas, mas existem muitos casos de pessoas bem informadas que não se apropriam delas, e também há pessoas que não entenderam as orientações. Nesse sentido, a pesquisa quer testar hipóteses, identificar fenômenos e elaborar estratégias e táticas fundamentadas para conquistar adesão aos comportamentos adequados.
O Projeto Mandacaru é uma plataforma digital para estabelecer colaborações com grupos de pesquisadores brasileiros, dentro e fora do país, e estrangeiros. A intenção é criar o maior instituto virtual de pesquisa e colaboração científica da história do Brasil.
Os voluntários devem acessar o link https://forms.gle/rqQuEM7dd3WqLxM79