O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acolheu uma representação da coligação de Lula, Brasil da Esperança, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, por suposta propaganda eleitoral irregular.
Dessa forma, na terça-feira 8, o TSE multou Bolsonaro em R$ 20 mil. Isso porque a campanha do então presidente teria praticado desinformação ao associar o petista ao “kit gay”.publicidade
Todos os ministros acompanharam o voto do relator, Floriano Marques, indicado pelo próprio Lula para o TSE. Os ministros Raúl Araújo e Nunes Marques, contudo, defenderam a redução da multa para R$ 10 mil.
Marques observou que o conteúdo a respeito do kit gay fora removido, depois de determinação do TSE, mas disse que prints anexados ao processo mostram que o vídeo alcançou mais de 90 visualizações desde a estreia, em 17 de setembro de 2022, até 6 de outubro.
A campanha de Bolsonaro postou o vídeo com supostas fake news no canal Lulaflix. A página tinha como subtítulo “Conheça a verdade sobre o ex-presidiário”. Entre os conteúdos do site, havia publicações com referências a escândalos de corrupção do PT, como os textos “300 milhões de reais foi o que o PT roubou entre 2002 e 2014, só para campanhas” e “Nome de Lula aparece outra vez ligado ao PCC (Primeiro Comando da Capital)”.
Informações Revista Oeste