As festas do pré-carnaval na capital baiana este ano tiveram menos registros de furtos e roubos do que as de 2020, conforme foi informado pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Apesar disso, brigas generalizadas foram registradas por foliões no circuito da Barra-Ondina (orla de Salvador), e no Santo Antônio Além do Carmo (centro histórico).
No Furdunço, que aconteceu no domingo (12), uma confusão foi filmada durante a apresentação de Baiana System, por uma foliã que estava dentro de um dos estabelecimentos que ficam localizados na Barra.
No vídeo, um homem ameaça bater no outro com o guarda-sol de um vendedor ambulante. Uma briga generalizada é iniciada e diversas pessoas trocam socos, chutes e jogam bebidas umas nas outras. Em determinado momento, um homem cai no chão e é agredido com vários chutes. Ao ver o rapaz apanhando, algumas pessoas se unem para protegê-lo e apaziguar a situação.
Um caso parecido foi filmado por uma pessoa que estava em uma das casas do Santo Antônio Além do Carmo durante o final de semana. No vídeo, um homem que está de máscara é perseguido por outro na multidão. Eles empurram as pessoas que estão curtindo a festa e trocam socos.
Ao perceber a situação, o público vaia a briga e diversos foliões correm para não serem atingidos pelos chutes e socos.
Furtos no pré-carnaval
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), no Furdunço, que aconteceu no domingo (12), foram registrados 63 ocorrências de furtos e quatro de roubo. Os números demonstraram queda em relação a 2020, quando foram contabilizados 104 furtos e sete roubos.
A coordenadora de marketing Carolina Barros, 24 anos, foi furtada 30 minutos após chegar no Furdunço. Ela teve o cartão por aproximação levado e os suspeitos gastaram R$ 130, que ela pretende recuperar através do registro do boletim de ocorrência.
“Não levei bolsa e nem celular, a única coisa que levei foi o cartão pra comprar o que precisava. EU o coloquei na bolsa da minha amiga austríaca, que está passando o primeiro carnaval em Salvador. Um grupo apertou a gente, arrancou a bolsa dela e usou o meu cartão”, contou.
Já no Fuzuê, realizado no sábado (11), um suspeito de assalto foi preso em flagrante e um homem foragido por tráfico de drogas foi encontrado através da tecnologia de reconhecimento facial.
Além disso, uma briga, uma lesão corporal, sete furtos, dois roubos e uma posse de drogas foram registradas pela polícia.
*G1 Bahia
Imagina o carnaval, esta imagem da Bahia precisa chegar às autoridades do Estado antes que chegue ao mundo