Shakira nega que tenha cometido fraude fiscal. Ela diz que era uma nômade, e que sua residência mesmo era em Nassau, nas Bahamas, apesar de ir pouco para as Bahamas.
Shakira será julgada por fraude fiscal na Espanha
A cantora colombiana Shakira afirmou em uma entrevista ao jornal “El País” publicada nesta sexta-feira (16) disse que não se pode dizer que ela morou na Espanha antes de 2015 –ela é alvo de uma investigação do Fisco espanhol, que afirma que ela não pagou 14,5 milhões de euros de impostos.
O governo da Espanha afirma que Shakira estabeleceu residência no país em 2011 e que passava mais de metade dos dias dos anos lá.
A acusação pede uma multa de 23,7 milhões de euros e também uma pena de prisão.
A cantora diz que só se mudou para Barcelona depois de 2015.
Shakira nega que tenha cometido fraude fiscal. Ela diz que era uma nômade, e que sua residência mesmo era em Nassau, nas Bahamas, apesar de ir pouco para as Bahamas (segundo ela, o namorado e depois marido Gerard Piqué sentia ciúmes quando ela ia a Nassau, onde ela havia morado com um ex, Antonio de la Rua).
As Bahamas deram visto permanente a ela em 2007. A defesa de Shakira afirma que isso é prova de que Nassau era o principal local de referência de sua vida.
Shakira no Fantástico — Foto: Reprodução
Ela disse, no entanto, que não morava de fato nas Bahamas de 2011 a 2014, em parte por sua relação com Piqué, em parte por sua vida profissional.
“Comecei a sair com o Piqué e, se eu tinha um pouco de tempo livre, preferia ir vê-lo em vez de ir para as Bahamas encontrar meu ex”, afirmou ao “El País”.
Mas ela argumenta que isso não significa que tivesse se estabelecido na Espanha e nem mesmo que passava 183 dias do ano (a metade mais um) exigidos pela lei para ser considerada residente fiscal.
Shakira também falou sobre os desafios em conciliar sua carreira musical com o relacionamento com Piqué, que era jogador de futebol com obrigações profissionais. Ela afirmou que suas vidas profissionais não se compatibilizavam, o que causava turbulências em seu relacionamento.
A cantora disse que sua intenção era viver em Barcelona, a cidade onde Piqué jogava futebol, mas que a compra de uma casa em Barcelona não significava compromisso com a residência na cidade, mas sim uma conveniência. Ela ressaltou que sua carreira profissional era sua prioridade, mesmo após o nascimento de seus filhos.
Shakira afirmou que decidiu se estabelecer na Espanha no momento em que foi preciso matricular o filho mais velho, Milan, em uma escola.
O Fisco espanhol diz que o fato de os filhos dela serem espanhóis e viverem em Barcelona é prova da residência no país. Ela critica essa interpretação: segundo Shakira, a conclusão de que ser mãe é um indício de residência seria uma visão retrógrada e machista.
Por fim, Shakira ressaltou que não tinha interesse em cometer delitos fiscais e que contratou os melhores consultores para lidar com suas questões financeiras. Ela afirmou que pagou o que devia ao Fisco e que dinheiro nunca foi sua prioridade. A cantora lamentou as repercussões negativas do processo em sua reputação.
Informações G1