Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles.
Caso seja indicado por Lula ao STF, o ministro da Justiça, Flávio Dino, terá de se aposentar compulsoriamente da Corte em abril de 2043, bem antes que alguns dos atuais magistrados do tribunal.
Com a atual regra, que obriga os ministros a se aposentarem automaticamente quando completam 75 anos, Dino deixará o Supremo antes de André Mendonça, Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin.
Indicados por Jair Bolsonaro, Mendonça e Nunes Marques são cerca de cinco anos mais novos que o atual ministro da Justiça. Mendonça tem 50 anos de idade e só deixa o STF em dezembro de 2047. Marques tem 51 anos e fica até maio de 2047.
Já Moraes, que é ministro desde 2017, tem 54 anos. Ele pode ficar no Supremo até dezembro de 2043. Primeiro ministro indicado por Lula no terceiro mandato, Zanin tem 47 anos e poderá permanecer no Supremo até 2051.
Como mostrou a coluna, Dino é considerado um dos favoritos para ser indicado por Lula para a vaga da ministra Rosa Weber, que se aposentou em 30 de setembro, após 12 anos no STF.
Créditos: Metrópoles.