Foto: NASA/JPL-Caltech
No dia 2 de agosto, o helicóptero Ingenuity realizou mais um voo em Marte e o rover Perseverance Mars registrou o feito do seu parceiro de exploração.
Esse foi o 54° voo do Ingenuity e durou apenas 24 segundos. Simples e breve, o helicóptero deu apenas um salto para cima, parou, girou e desceu. O 53º voo realizado pelo helicóptero foi precocemente interrompido durante a subida, assim esse último foi curto, pois tinha função apenas de ver se estava tudo bem com o veículo não tripulado.
O rover Perseverance estava próximo e capturou o momento com detalhes impressionantes com sua câmera Mastcam-Z. Durante o voo, o helicóptero Ingenuity também fotografou o Perseverance.
Tudo aconteceu bem durante o salto, e os pesquisadores acreditam que o Ingenuity ainda poderá realizar sobrevoos em Marte por um tempo.
Os veículos de exploração estão localizados na cratera de Jezero, que possui cerca de 45 quilômetros de diâmetro. O pouso do rover e do helicóptero no planeta vermelho aconteceu em fevereiro de 2021. Eles foram enviados ao planeta a fim de buscar evidências de vida marciana antiga. O rover coleta amostras que serão enviadas à Terra e o Ingenuity faz o trabalho de reconhecimento para a equipe Perseverance.
Inicialmente a missão do helicóptero de apenas 1,8 quilos era mostrar aos cientistas se era possível realizar missões aéreas na fina atmosfera de Marte. O ingenuity realizou cinco voos com esse propósito, e o sucesso deles fizeram com que seu trabalho fosse estendido, somando agora mais de 50 sobrevoos no planeta vermelho.
Essa não foi a primeira vez que o rover Perseverance captura um dos voos realizados pelo Ingenuity no planeta vermelho. Durante o 47° salto do helicóptero, realizado no dia 9 de março, o rover também fotografou a ação.
Informações TBN