Um dos líderes indígenas mais influentes do Brasil, o Cacique Raoni Metuktire, líder da etnia Kayapó, recebeu alta neste sábado (25), após ficar internado nove dias para tratar de infecções intestinais graves. Sob cuidados médicos dos profissionais do Hospital Dois Pinheiros, em Mato Grosso, Raoni que tem 89 anos está com quadro controlado e não corre mais risco de vida.
De acordo com o G1, em uma entrevista coletiva para o anúncio da liberação médica, o Cacique fez uma reflexão sobre seu estado de saúde e pediu por mais empatia. “Doença chega a qualquer dia e ataca alguém da nossa família. Queria que todas as pessoas pensassem nisso, respeitassem e amassem o outro. Devemos amar uns aos outros, doença não marca dia”, disse.
Douglas Yanai, médico responsável pelos cuidados de Raoni, explicou que o líder indígena estava com um quadro preocupante, assim que foi transferido para a unidade. Durante a internação, Metuktire foi estabilizado, hidratado e submetido a duas transfusões de sangue. Para realizar o retorno com segurança, o governo do Mato Grosso disponibilizou uma aeronave que o levará até a aldeia.
Cacique Raoni foi hospitalizado inicialmente no dia 16 de julho na cidade de Colíder, na região norte do Mato Grosso. Com o agravamento do quadro, ele foi levado de avião até a cidade de Sinop no dia 18 de julho. Além das infecções em que foi acometido, o líder indígena já vinha apresentando um quadro depressivo desde a perda de sua esposa no mês de junho.