O presidente da Rússia, Vladimir Putin, parabenizou nesta segunda-feira, 20, o norte-americano Donald Trump pela posse para seu segundo mandato como líder dos Estados Unidos. Em Moscou, Putin disse estar “aberto ao diálogo”com o republicano, reforçando principalmente que confia em uma “paz duradoura” com a Ucrânia sob o governo Trump.
“Estamos abertos ao diálogo com o novo governo norte-americano sobre o conflito ucraniano. Qualquer acordo deve garantir uma paz duradoura baseada no respeito pelos interesses legítimos de todas as pessoas”, disse Putin, durante uma reunião de rotina com ministros e com transmissão pela emissora de televisão estatal.
No início de novembro de 2024, pouco mais de um dia depois da confirmação da vitória de Trump, Putin o parabenizou pelo retorno à Casa Branca e disse que está “pronto” para estabelecer um diálogo com ele, sobretudo em relação à guerra na Ucrânia. Trump, por sua vez, afirmou no início deste mês que planeja uma reunião com Putin para “colocar fim” ao conflito, que já dura três anos.
Na época, Putin declarou: “Gostaria de aproveitar esta oportunidade para felicitá-lo pela eleição como presidente dos Estados Unidos. Já disse que trabalharemos com qualquer chefe de Estado no qual o povo norte-americano confie”.
O moderador do evento, no entanto, questionou se Putin estava disposto a conversar diretamente com Trump. O presidente russo disse que sim. Em seguida, justificou o porquê de não telefonar ao republicano. “Não acho que seja vergonhoso ligar para ele. Eu simplesmente não faço isso, porque os líderes ocidentais me ligavam quase todas as semanas e, de repente, pararam”.
Putin completou: “Eles não querem, e não precisam. Como vocês podem ver, estamos vivos e bem, nos desenvolvendo, avançando. Se algum deles quiser retomar o contato – eu sempre disse e quero repetir novamente -, não temos nada contra”.
Informações Revista Oeste