ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Bahia

Bombeiros encontraram corpo de criança desaparecida em Dias D’Ávila

Foto: Reprodução O corpo da jovem Amanda Max Teles da Silva, desaparecida após cair em um bueiro durante a chuva...
Read More
Feira de Santana

Prefeitura intensifica vacinação contra a raiva nos postos de saúde

Foto: Valdenir Lima - Arquivo A Prefeitura de Feira de Santana, por meio do Centro Municipal de Controle de Zoonoses...
Read More
Polícia

65ª CIPM prende dois homens e recupera celulares na Santa Mônica

Na noite de quinta-feira (28), uma guarnição da 65ªCIPM em ronda na Santa Mônica abordou e prendeu dois homens que...
Read More
Economia

Dólar abre em alta e bate R$ 6,05 no último pregão de novembro, ainda refletindo anúncios de Haddad e com dados de emprego

Dólar — Foto: freepik  O dólar abriu em alta nesta sexta-feira (29), último pregão de novembro, com o cenário fiscal...
Read More
Mundo

Putin diz que míssil russo Oreshnik pode transformar “tudo em pó”

O Oreshnik foi apresentado ao mundo na última semana, após aliados da Ucrânia liberarem o uso de armas de longo...
Read More
Economia

Governo já escolheu novos diretores do BC e anúncio deve ocorrer nesta sexta, afirma Rui Costa

Segundo o ministro, o governo está em "contagem regressiva" para o fim do mandato de Campos Neto na autarquia; "Só...
Read More
Brasil

CNJ afasta juiz citado em inquérito sobre suposto plano de golpe

Magistrado federal teria prestado 'assessoria' contra urnas; decisão do conselho contrasta com posição anterior, sobre 'juízes de Moraes' O Conselho...
Read More
Política

Internet resgata vídeo em que Boulos xinga Moraes: ‘Fascista, escárnio, genocida’

Em entrevista ao jornalista Leonardo Sakamoto em 2016, o psolista fez duras críticas ao então ministro da Justiça; veja Guilherme...
Read More
Bahia

Após denúncias de maus tratos e insalubridade, BYD demite funcionários de terceirizada

As condições de trabalho na planta da montadora de carros BYD, na cidade baiana de Camaçari, estão sendo apuradas em...
Read More
Feira de Santana

Prefeitura de Feira intensifica limpeza em áreas de recorrente descarte irregular de lixo

A Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) tem intensificado a limpeza em locais utilizados de forma recorrente para o descarte irregular de...
Read More
{"dots":"false","arrows":"true","autoplay":"true","autoplay_interval":3000,"speed":600,"loop":"true","design":"design-2"}

Projeto quer dar folga a trabalhador se seu pet morrer

Difícil imaginar a perda do nosso melhor amigo de quatro patas, mas o fato é que o animal de estimação vive bem menos do que os seres humanos. E quando a morte deles acontece, com a sua inclusão cada vez maior em nossas vidas como membro da família, vivenciar o luto e ter de cuidar dos trâmites de destinação do corpo se torna algo muito doloroso.

Sabe-se que é necessário tempo para absorver essa dor e também para todo o processo burocrático de destinação do corpo. O Projeto de Lei 221/23, que tramita na Câmara dos Deputados, se aprovado, deve mudar a forma de passar por esse período, já que permitirá ao funcionário a ausência do serviço por um dia, em caso de falecimento de cachorro ou gato, sem que seja descontado do salário.

A ideia é que seja inserida a medida na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que já justifica a ausência do empregado por dois dias, sem prejuízo do salário, em alguns casos de falecimento, como a de irmão, cônjuge, pais, filhos ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, seja seu dependente.

Apesar de o projeto ser específico para as duas espécies (cães e gatos), se aprovado, talvez seja possível um entendimento que outros animais possam ser considerados para o que o tutor obtenha o benefício. Mas, por enquanto, não há no texto algo mais amplo.

“Não há referência, por exemplo, a palavra pet ou bichos de estimação. Embora o projeto não permita uma interpretação extensiva, é possível que a jurisprudência da Justiça do Trabalho se posicione para ampliar o leque de bichos de estimação”, explica o advogado Arnaldo Barros Neto, especialista em Direito do Trabalho e sócio do escritório Martorelli Advogados.

Segundo ele, apesar de ser uma medida de uma pauta em evidência e importante, traz pontos preocupantes, que talvez precise de ajustes. “O projeto não exige nenhuma comprovação de propriedade do animal, mas apenas do seu óbito. Isso pode dar azo a iniciativas de oportunistas, criando uma situação de difícil controle pelas empresas”, explica.

No Projeto de Lei, a morte do cão ou do gato deve ser comprovada por atestado de óbito, emitido pelo médico-veterinário. Além disso, o benefício está limitado a três afastamentos por ano.

A medida também esclarece que o tutor deve entrar em contato com uma clínica veterinária ou com o centro de zoonose da cidade para fazer a incineração. Atitude de destinação correta para o corpo do pet para que mantenha a saúde pública. Pois não se deve enterrar o animal no quintal, visto que a decomposição do corpo libera substâncias que podem contaminar o solo, lençol freático e poços artesianos.

O projeto foi apresentado no dia 2 de fevereiro de 2023 e deverá passar pelas comissões internas da Câmara dos Deputados, como, por exemplo, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que é responsável pela análise da constitucionalidade. Além disso, ser encaminhado para revisão pelo Senado Federal. Não há como prever em quanto tempo ele poderá ser sancionado (ou não).

O advogado Arnaldo Barros Neto alerta que “é possível que o projeto seja encarado como um desestímulo ao investimento na economia, haja vista o ônus gerado ao empregador sem qualquer contrapartida”.

Informações TBN

Comente pelo facebook:
Comente pelo Blog: