O presidente da República avisa que irá aos Emirados Árabes Unidos depois de se recuperar de cirurgia no quadril
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ser submetido a uma cirurgia para correção de artrose no quadril direito na sexta-feira 29. Mesmo antes de enfrentar o procedimento cirúrgico e de dedicar tempo à recuperação, ele já avisou: vai realizar outra viagem internacional.
Durante a edição desta semana do Conversa com o Presidente, videocast transmitido ao vivo em seu canal no YouTube, o petista anunciou que, depois de se recuperar da cirurgia, irá aos Emirados Árabes Unidos. De acordo com Lula, a viagem vai ocorrer no fim de novembro.
No país do Oriente Médio, o presidente brasileiro deverá marcar presença em parte da programação da 28ª edição da Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP28). O evento será realizado em Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos, de 30 de novembro a 12 de dezembro.
Dessa forma, outubro será o segundo mês que Lula não irá para o exterior desde que reassumiu a Presidência da República, em janeiro. Até então, ele só não tinha deixado o país em março.
“Tomei a decisão: eu só vou viajar agora dia 28 de novembro, ou 29, que é para os Emirados Árabes, que é para a COP28, que vai discutir a questão do clima”, disse Lula. “Até lá, eu vou ficar aqui em Brasília, porque não vou poder pegar avião. Vou trabalhar normalmente.”
Enquanto planeja uma nova viagem internacional, Lula segue sem visitar o Rio Grande do Sul. O Estado foi castigado, desde o início do mês, por chuvas e inundações. Até o momento, autoridades locais informam que o problema climático culminou em 49 mortes. Além disso, nove pessoas seguem desaparecidas, enquanto mais de 22 mil estão desalojadas.
Enquanto os gaúchos enfrentavam situações climáticas adversas, Lula encontrou tempo para viajar ao exterior. Somente em setembro, ele passou por três países: Índia, Cuba e Estados Unidos.
Em novembro, a saber, ele visitará os Emirados Árabes Unidos pela segunda vez desde que voltou ao cargo de presidente. Em abril, conforme registrou Oeste, o petista “esticou” viagem à China e passou pelo país do Oriente Médio.
Informações Revista Oeste